Enquanto fala sobre as belezas das Cataratas do Niágara, o guarda do parque relata o impulso de alguns turistas por uma prática altamente perigosa: descer as cataratas em um barril.
O Pica-Pau, que nem de longe é o melhor exemplo de respeito às autoridades, logo corre para pegar um barril e se lançar na cachoeira. Ao tentar impedi-lo, quem cai na água é o guarda.
Esse é basicamente o roteiro e a única piada do genial episódio do desenho animado, que eu apresentei aos meus filhos durante a quarentena aqui em casa. Quem não conhece pode encontrá-lo no YouTube.
Correr riscos faz parte da natureza do Pica-Pau, que no final (quase) sempre se dá bem. Mas o que dizer do comportamento dos pequenos investidores na crise do coronavírus?
Contra todos os alertas, eles se lançaram sem freios na bolsa, muitas vezes comprando as ações daquelas empresas mais afetadas pela crise, como a das companhias aéreas.
Mas quem acabou descendo as cataratas foram os tubarões do mercado, que venderam esses mesmos papéis nas mínimas e ficaram de fora do rali sem precedentes da bolsa nas últimas semanas.
A vida real, é claro, não é um desenho animado. Mas o sinal das autoridades de que podem despejar dinheiro ilimitado para conter os efeitos do coronavírus na economia pode dar a sensação de que não há perigo em se jogar nas cataratas (com ou sem barril).
Por isso é grande a expectativa para a reunião de amanhã do Fed, o principal responsável pela injeção de coragem que tomou conta dos investidores. Saiba tudo o que mexeu com a bolsa e com o dólar nesta terça-feira na cobertura do Victor Aguiar.
Recuperação em V
Ainda não sabemos como a economia vai se comportar no pós-crise. Mas a reação de várias ações, em particular aquelas que mais caíram, foi de uma típica recuperação em “V”. Para você ter uma ideia, os papéis da companhia aérea Gol subiram 328% em relação às cotações mínimas de março, de acordo com um levantamento da Economatica. Confira a lista completa das empresas que mais subiram na bolsa com o Felipe Saturnino.
O O2O das Lojas Americanas
O UBS elevou o preço-alvo para a Lojas Americanas de R$ 34 para R$ 37. O motivo? A estrutura de e-commerce da empresa, que deve se aproveitar da pandemia e sustentar a valorização da ação. Um dos pontos que os analistas do banco suíço destacam na varejista são iniciativas de O2O. Você sabe o que é isso? O Kaype Abreu explica nesta matéria.
Tô sem presente, amor
O Dia dos Namorados chegou e trouxe com ele a falta de presentes. Os pombinhos deverão sentir muito com isso, sem dúvida… E os lojistas também! As vendas para a data comemorativa devem tombar 43,1%, em meio ao heterodoxo contexto da pandemia da covid-19. Saiba quais segmentos do varejo devem sentir mais a queda.
As consequências chegaram
Em mais um dado da economia real que mostra o tamanho do estrago do coronavírus, o número de pedidos de seguro-desemprego no país aumentou 53% em maio na comparação com o mesmo período de 2019, com quase 1 milhão de pessoas em busca do auxílio. O Estado de São Paulo lidera o ranking. Confira os números completos divulgados pelo Ministério da Economia.
Cuidado no topo da montanha
Você desistiria de chegar ao topo do Monte Everest faltando aproximadamente 100 metros para chegar ao topo? Pois foi isso que fez o alpinista sueco Göran Kropp. E o que isso diz a você, investidor? Bem, parece distante, mas a ambição de atingir o máximo e tão ambicionado também pode produzir consequências irreversíveis. Um bom senso descomunal é recomendado, como escreve o nosso colunista Rodolfo Amstalden.
Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite", a newsletter diária do Seu Dinheiro. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.