Site icon Seu Dinheiro

O PIB ainda pulsa

Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos

Se eu disser que tenho uma notícia boa e outra ruim para dar, é bem provável que você escolha a ruim primeiro.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Certamente há alguma explicação psicológica para esse comportamento. Eu imagino que o alívio proporcionado pela boa notícia ajude a diminuir o impacto da ruim.

Quando o assunto é economia, o grande campeão de más notícias dos últimos anos tem sido o Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro.

E neste ano não será diferente. Com o impacto da pandemia do coronavírus, a atividade econômica do país sofrerá uma retração histórica.

Mas eu também tenho uma boa notícia: o PIB voltou a pulsar e terá um desempenho bem melhor que as estimativas mais pessimistas, que apontavam para um tombo de até 10% neste ano.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Alguns indicadores de fato apontam para uma retomada em “V”, em consequência dos programas de auxílio do governo e do relaxamento das medidas de isolamento social.

Um dado divulgado hoje reforçou a tendência de recuperação: o IBC-Br. Calculado pelo Banco Central, o indicador que é considerado uma espécie de prévia do PIB registrou alta de 1,29% em setembro e de 9,47% no trimestre.

O número acima do esperado fez o mercado refazer as contas para o desempenho da economia brasileira em 2020.

A grande dúvida agora é se teremos boas ou más notícias para dar no ano que vem. Saiba com o Ivan Ryngelblum o que esperam os analistas do Credit Suisse e do Goldman Sachs.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

MERCADOS

 Foi com emoção, mas o Ibovespa fechou mais uma semana no azul, graças à forte alta no pregão desta sexta-feira. Novas declarações do ministro Paulo Guedes sobre o auxílio emergencial e o bom humor externo deram o tom dos mercados.

 Mais um banco está otimista quanto às perspectivas da Suzano para os próximos meses. O J.P. Morgan elevou a recomendação para as ações da produtora de papel e celulose, que foi um dos destaques de alta do Ibovespa hoje

 A Cogna apresentou um balanço ruim, mas depois de perder 60% de valor de mercado no último ano, os investidores viram oportunidade para comprar os papéis da companhia de educação. Veja o que dizem analistas.

 O balanço do terceiro trimestre da Oi trouxe mais um prejuízo bilionário, mas os papéis da empresa subiram quase 6% hoje. O motivo? O forte avanço com serviços de fibra ótica entre clientes residenciais. Confira o que isso significa

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

ECONOMIA

 Após declarar que poderia prolongar as parcelas do auxílio emergencial no caso de uma segunda onda de pandemia do coronavírus, Paulo Guedes mudou a versão sobre a continuidade do programa social. Leia o que disse o ministro

EMPRESAS

 Uma eleição apertada e cujo resultado pode ser contestado. Não, eu não estou falando da disputa entre Joe Biden e Donald Trump, mas da briga para ver quem vai ficar com a Linx. Saiba como estão os votos na assembleia de acionistas da empresa de tecnologia.

 Elon Musk anunciou pelo Twitter que se sentiu um pouco mal e resolveu fazer quatro testes rápidos do novo coronavírus. Será que o bilionário da Tesla contraiu a covid-19? Ele próprio falou (e reclamou) dos resultados.

Exit mobile version