Quem observa a "foto" do Ibovespa agora e no início do ano, pode ter a falsa impressão que 2020 foi um ano de estabilidade. Com a arrancada do índice em novembro e dezembro, as perdas do ano quase zeraram.
O Ibovespa fechou a sexta-feira em 115.130 pontos, uma queda de apenas 0,45% no acumulado do ano.
Mas o "filme" da bolsa mostra um forte mergulho em uma montanha-russa seguido de uma rápida subida. Haja coração!
A semana que se encerra teve como destaque a última reunião do Comitê de Política Monetária, que manteve a taxa básica de juros em 2% ao ano. O tom do comunicado trouxe uma postura mais conservadora do Banco Central brasileiro.
Se você desligou esta semana, fica tranquilo. Selecionei abaixo as melhores notícias do Seu Dinheiro para refrescar a sua memória.
1 - O dinheiro caminha para os emergentes
O fluxo de capital estrangeiro rumo ao Brasil é um dos motivos para a alta da bolsa neste fim de ano. Na sua coluna da semana, Matheus Spiess fala que vê um novo ciclo de alta de preços das commodities a caminho, o que pode impulsionar economias emergentes e suas bolsas de valores.
2 - O Brasil terá que 'brigar' para receber sua parte
O CEO da Man Group, maior gestora de “hedge funds” da Europa, Luke Ellis, corrobora a tese de migração de capital para mercados emergentes. Ele disse, no entanto, que haverá uma competição entre esses países. Um dos fatores chaves para atrair capital será o calendário de vacinação contra covid-19. Veja aqui a entrevista exclusiva que ele concedeu ao Vinícius Pinheiro.
3 - Você não precisa sair daqui para investir lá fora
A BlackRock contou no seu almoço virtual de fim de ano que planeja lançar no primeiro semestre do ano que vem BDRs de ETFs europeus e de renda fixa internacional. Esse tipo de iniciativa facilita a vida do investidor que deseja diversificar seus investimentos com ativos estrangeiros sem sair da bolsa brasileira. Veja aqui mais informações.
4 - Fundo imobiliário com dividendos potenciais de 6,5%
Os leitores Premium do Seu Dinheiro receberam a lista de fundos imobiliários preferidos das corretoras para dezembro. O campeão é um fundo conservador, focado em aluguel de galpões logísticos. Para o Santander, esse fundo pode entregar 6,5% em dividendos. Não é Premium? Libere aqui a sua degustação de 30 dias.
5 - Alguém falou 'privatização'?
O senador Eduardo Gomes, líder do governo no Congresso, falou que a privatização da Eletrobras deve voltar a pauta no primeiro semestre de 2021. Essa afirmação já animou os mercados e levou a altas da ação na sexta.
O banco BTG Pactual começou a cobrir o papel da estatal na bolsa. Na sua visão, as ações podem subir até 84% e a chance de privatização é de 50%.
Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro no sábado", a newsletter diária do Seu Dinheiro. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.