Menu
Julia Wiltgen
O melhor do Seu Dinheiro
Julia Wiltgen
2020-02-05T20:26:48-03:00
Seu Dinheiro na sua noite

Menos dinheiro no bolso do conservador

5 de fevereiro de 2020
20:26
Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Se você não aguenta mais ver o retorno das suas aplicações conservadoras minguarem, eu hoje não te trago uma boa notícia. O Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) reduziu mais uma vez, nesta quarta-feira, a taxa básica de juros (Selic), que recuou de 4,50% para 4,25% ao ano.

Mas se você diversifica os seus investimentos em outras classes de ativos, como a renda variável, até que é boa notícia. Afinal, juros menores deixam esses investimentos mais atrativos. É menos dinheiro no bolso do investidor conservador, mas um maior potencial de retorno para quem topa correr algum risco - pelo menos com parte do patrimônio.

Se você ainda tem algum prazo de acumulação na sua frente e ainda não se mexeu para sair da renda fixa conservadora, já passou da hora de se mexer. Nesta matéria, eu mostro como ficou o retorno das aplicações indexadas à Selic e ao CDI, bem como da caderneta de poupança, neste cenário de Selic ainda mais baixa.

Mas lembre-se, mesmo com esse rendimento minguado, é na renda fixa tranquilinha que a sua reserva de emergência deve ficar aplicada!

Mercado convalescente

A bolsa continuou, nesta quarta, a recuperar as fortes perdas da semana passada em razão dos temores dos investidores quanto aos impactos econômicos do coronavírus. A percepção de que o ritmo de disseminação do vírus está perdendo força e novidades no combate à doença levaram o Ibovespa a fechar em alta de 0,41%, quase 2,00% na semana. O dólar também respirou aliviado, como mostra o Victor Aguiar.

Metas para 2020

O crescimento de 20% no lucro anual do Bradesco em 2019, conforme informado na manhã de hoje, foi mais um daqueles resultados que mostram que os bancões estão bem vivos. Mas eles não estão deixando de lado suas operações digitais. O presidente da instituição, Octavio de Lazari, disse querer segregar as operações do Next das do Bradescão e falou também sobre a meta de clientes para este ano, como reporta o Vinícius Pinheiro.

Bem (mal) casado

Para o Itaú, no entanto, a notícia de hoje não é boa. O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) impôs uma nova derrota ao banco ao rejeitar o segundo recurso apresentado pelo Itaú e por sua controlada Rede contra a decisão do órgão que suspendeu uma promoção da empresa de maquininhas. De acordo com o Conselho, o projeto configura como “venda casada”.

E o gringo continua a sair

No mês de janeiro, quando o dólar teve alta de quase 7%, o fluxo cambial brasileiro ficou negativo em US$ 384 milhões. O Banco Central também divulgou hoje dados sobre o mercado de swaps. Confira nesta matéria em quais operações os dólares saíram do país.

Comentários
Leia também
INVISTA COMO UM MILIONÁRIO

Sirva-se no banquete de investimentos dos ricaços

Você sabe como ter acesso aos craques que montam as carteiras dos ricaços com aplicações mínimas de R$ 30? A Pi nasceu para colocar esses bons investimentos ao seu alcance

Polêmica na privatização

CVM vai investigar CEEE por suposta omissão na divulgação de informações

A autarquia começará a apuração de uma denúncia de omissão de fatos relevantes sobre a privatização da estatal gaúcha

FECHAMENTO

Commodities em alta levam o Ibovespa acima dos 120 mil pontos pela primeira vez desde fevereiro; dólar recua

O clima incerto em Brasília segue assombrando os investidores, mas ainda assim a bolsa brasileira consegue fôlego com as commodities para se manter no azul

Combinação promete

Aura Minerals (AURA33): ouro e dividendos no mesmo investimento

Max Bohm, sócio e analista de Empiricus, enxerga um potencial enorme de crescimento na combinação oferecida pela mineradora

VÍDEO

É hora de investir em commodities? Saiba tudo sobre o novo ciclo de alta

Alta das commodities impacta diretamente as economias emergentes; saiba mais no vídeo do analista Matheus Spiess, da Empiricus

acompanhe

LIVE: Tudo sobre a melhor semana de cripto da história

Vitreo e Empiricus transmitem conversa sobre semana histórica para o investimento em criptomoedas

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies