Os riscos dos mercados são fantasmas dentro do armário. Você pode não vê-los, nem acreditar neles. Mesmo assim você sente medo.
É possível que eles sejam apenas uma história de terror. Mas talvez você esbarre em um deles de madrugada...
A segunda onda de coronavírus é um ‘fantasma’ que ronda os mercados desde o início do ano. Muita gente não acreditou. Nesta semana, ele mostrou as caras.
Com novo lockdown na França e na Alemanha, a velocidade de recuperação da economia global tende a ser menor. Esse é um enredo de filme de terror para os investidores.
O susto provocou uma semana sangrenta nos mercados. O Ibovespa recuou 7,2%, para 93.952 pontos. Aqui você encontra mais detalhes sobre a semana nas bolsas.
Neste sábado, entrei no clima de Halloween para fazer a lista de melhores reportagens da semana. Confira abaixo!
As melhores do Seu Dinheiro na semana:
1 - Contos macabros
Se você quer entender melhor o que está pegando nos mercados, sugiro que veja a última edição da live Touros e Ursos. A Julia Wiltgen, o Vinícius Pinheiro e o Felipe Saturnino comentam o que rolou na semana e as perspectiva para o futuro.
Mas se quiser ir direto para o fim da história, minha sugestão é que você leia a reportagem da Julia Wiltgen sobre os melhores e os piores investimentos do mês de outubro.
2 - O sadismo bilionário
O “filme de terror” dos mercados tem seus fãs. O colunista Ruy Hungria lembrou que o bilionário Warren Buffett já confessou que gosta quando a bolsa cai. Para ele, é uma oportunidade de aumentar sua posição em ações de boas empresas.
3 - Jogos mortais
A reunião do Copom desta semana foi uma espécie de partida de truco macabra. Os mercados fizeram suas apostas em um juro maior nos próximos meses, mas o Banco Central reafirmou sua intenção de preservar o juro baixo por um bom tempo.
Neste link, você pode relembrar a decisão da semana e aqui está uma análise do Vinícius Pinheiro sobre a partida entre o BC e os mercados.
4 - Casamento sangrento
Em tese, um pedido de casamento deveria ser motivo para alegrias. Mas às vezes o romance vira thriller. Recentemente, foi o que aconteceu com duas propostas de aquisições de grandes empresas no Brasil.
A Ser Educacional tentou comprar a Laureate, mas a Ânima entrou na briga e ficou com a noiva (veja os detalhes nesta reportagem). Já o triângulo não tão amoroso assim entre Stone, Linx e Totvs segue sem desfecho (veja aqui as últimas informações sobre o caso).
5 - O pesadelo acabou?
Apesar do banho de sangue, a semana trouxe, sim, notícias positivas. Diversas empresas divulgaram seus balanços e mostraram números melhores que o esperado pelos mercados.
Quem foi bem? Vale, Bradesco, Santander, Petrobras e GPA, só para citar algumas.
Para encerrar, deixo aqui uma reflexão: quando os fantasmas do mercado saírem de cena e o medo ceder lugar à racionalidade, será que o preço das ações refletirá seus bons resultados?
Um grande abraço e ótimo fim de semana!