O baixinho Maradona passa por dois marcadores, toca para o companheiro e depois corre para disputar a bola na área. Ele dá um salto e, de alguma forma, consegue subir mais que o goleiro inglês Peter Shilton para empurrar (literalmente) a bola para as redes.
O lance do antológico gol de mão do craque argentino que infelizmente nos deixou nesta semana é tão genial que engana quase todos os que assistem à jogada pela primeira vez — inclusive o juiz da partida.
Olhando em retrospectiva — e, no caso, o replay — é fácil apontar o punho fechado de Maradona tocando na bola. Mas as nossas decisões, inclusive as de investimento, não podem ser tomadas depois do replay.
É importante você ter isso em mente diante do atual rali da bolsa, que já acumula alta de 17,69% em novembro. A euforia continuou nesta sexta-feira, com mais uma alta do Ibovespa e queda do dólar.
O mercado neste momento parece enxergar apenas o gol, que no caso se traduz no cenário de um mundo vacinado contra a covid-19, abastecido por uma nova dose de estímulos fiscais do governo dos Estados Unidos, ao mesmo tempo em que o Brasil retoma a trilha do ajuste fiscal.
Mas todos esses riscos, como você sabe, seguem no radar, e convém não desprezá-los. A Julia Wiltgen e o Felipe Saturnino falaram mais sobre o momento da bolsa no nosso podcast Touros e Ursos. Você pode ouvir no Spotify ou assistir no YouTube.
MERCADOS
• As opções para quem deseja manter posições em ativos estrangeiros sem sair da bolsa brasileira vão aumentar. A B3 lançará 37 BDRs de fundos que replicam os índices acionários de países como Alemanha, Japão e China. Veja a lista completa.
• A XP Investimentos quer aproveitar o anúncio do Itaú Unibanco de que vai segregar a participação que detém na corretora para fazer uma proposta pelas ações com um "supervoto" que hoje estão nas mãos do banco. Entenda o movimento da XP.
• Por falar em Itaú, o banco anunciou que vai estender a consultoria de investimentos a todos os correntistas do banco. Isso significa que o pequeno investidor pode ter acesso ao mesmo serviço dos clientes “private”, como mostra a Julia Wiltgen.
ECONOMIA
• Depois da tempestade, mais tempestade. Apesar da melhora da economia, a taxa de desemprego segue alta e bateu os 14,6% no terceiro trimestre de 2020, a maior da história. Confira todos os dados que o IBGE divulgou nesta sexta.
• Depois da inflação, mais inflação. O IGP-M registrou alta de 3,28% em novembro, acima da taxa de 3,23% de outubro e acima das projeções do mercado. Veja em quanto está o índice usado de referência para o reajuste dos contratos de aluguel no acumulado do ano.
• Entre tapas e beijos, o ministro da Economia, Paulo Guedes, negou atritos com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. O ministro decidiu telefonar ao colega para esclarecer o mal entendido entre os dois. Saiba o que os dois conversaram.
EMPRESAS
• A Cosan foi eliminada da disputa pela participação de 51% da Petrobras na Gaspetro, que detém tem participações em 19 distribuidoras de gás. A empresa participava do processo por meio da subsidiária Compass. Saiba mais.
• Os banqueiros que coordenam as ofertas de ações estão gastando sola de sapato em busca de empresas fora do eixo Rio-SP para abrir o capital na bolsa. A mudança ocorreu depois do sucesso do maior IPO do ano na B3.
Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite", a newsletter diária do Seu Dinheiro. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.