Menu
Vinícius Pinheiro
O melhor do Seu Dinheiro
Vinícius Pinheiro
2020-11-27T19:58:24-03:00
seu dinheiro na sua noite

Maradona e o rali da bolsa

27 de novembro de 2020
19:58
O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Andrei Morais/Seu Dinheiro

O baixinho Maradona passa por dois marcadores, toca para o companheiro e depois corre para disputar a bola na área. Ele dá um salto e, de alguma forma, consegue subir mais que o goleiro inglês Peter Shilton para empurrar (literalmente) a bola para as redes.

O lance do antológico gol de mão do craque argentino que infelizmente nos deixou nesta semana é tão genial que engana quase todos os que assistem à jogada pela primeira vez — inclusive o juiz da partida.

Olhando em retrospectiva — e, no caso, o replay — é fácil apontar o punho fechado de Maradona tocando na bola. Mas as nossas decisões, inclusive as de investimento, não podem ser tomadas depois do replay.

É importante você ter isso em mente diante do atual rali da bolsa, que já acumula alta de 17,69% em novembro. A euforia continuou nesta sexta-feira, com mais uma alta do Ibovespa e queda do dólar.

O mercado neste momento parece enxergar apenas o gol, que no caso se traduz no cenário de um mundo vacinado contra a covid-19, abastecido por uma nova dose de estímulos fiscais do governo dos Estados Unidos, ao mesmo tempo em que o Brasil retoma a trilha do ajuste fiscal.

Mas todos esses riscos, como você sabe, seguem no radar, e convém não desprezá-los. A Julia Wiltgen e o Felipe Saturnino falaram mais sobre o momento da bolsa no nosso podcast Touros e Ursos. Você pode ouvir no Spotify ou assistir no YouTube.

MERCADOS

 As opções para quem deseja manter posições em ativos estrangeiros sem sair da bolsa brasileira vão aumentar. A B3 lançará 37 BDRs de fundos que replicam os índices acionários  de países como Alemanha, Japão e China. Veja a lista completa.

 A XP Investimentos quer aproveitar o anúncio do Itaú Unibanco de que vai segregar a participação que detém na corretora para fazer uma proposta pelas ações com um "supervoto" que hoje estão nas mãos do banco. Entenda o movimento da XP.

 Por falar em Itaú, o banco anunciou que vai estender a consultoria de investimentos a todos os correntistas do banco. Isso significa que o pequeno investidor pode ter acesso ao mesmo serviço dos clientes “private”, como mostra a Julia Wiltgen.​​​​​​​

ECONOMIA

 Depois da tempestade, mais tempestade. Apesar da melhora da economia, a taxa de desemprego segue alta e bateu os 14,6% no terceiro trimestre de 2020, a maior da história. Confira todos os dados que o IBGE divulgou nesta sexta.

 Depois da inflação, mais inflação. O IGP-M registrou alta de 3,28% em novembro, acima da taxa de 3,23% de outubro e acima das projeções do mercado. Veja em quanto está o índice usado de referência para o reajuste dos contratos de aluguel no acumulado do ano.

 Entre tapas e beijos, o ministro da Economia, Paulo Guedes, negou atritos com o presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto. O ministro decidiu telefonar ao colega para esclarecer o mal entendido entre os dois. Saiba o que os dois conversaram.

EMPRESAS

 A Cosan foi eliminada da disputa pela participação de 51% da Petrobras na Gaspetro, que detém tem participações em 19 distribuidoras de gás. A empresa participava do processo por meio da subsidiária Compass. Saiba mais.​​​​​​​

 Os banqueiros que coordenam as ofertas de ações estão gastando sola de sapato em busca de empresas fora do eixo Rio-SP para abrir o capital na bolsa. A mudança ocorreu depois do sucesso do maior IPO do ano na B3.​​​​​​​

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite", a newsletter diária do Seu Dinheiro. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

Fechamento

Dólar sobe, Eletrobras fecha em queda no exterior e ações de tecnologia sustentam alta de índices nos EUA

Renúncia de Ferreira Junior ao cargo de presidente da estatal brasileira afeta confiança dos investidores na privatização; S&P 500 e Nasdaq fecham em alta

SD PREMIUM

Segredos da bolsa: Ata do Copom é destaque em meio à preocupação com covid-19 e cenário fiscal

A queda do EWZ, o principal fundo de índice com ações brasileiras em Nova York, indica uma reabertura no vermelho para o Ibovespa na volta do feriado

Futuro da estatal

‘Temos dentro da Eletrobras profissionais capazes de me suceder’, diz Wilson Ferreira

Após deixar presidência, Wilson Ferreira responde se há conflito de interesse ao se manter no conselho da Eletrobras e, ao mesmo tempo, presidir a BR Distribuidora

Expectativas

Novo presidente da Eletrobras (ELET3) deve dar prioridade à privatização, diz Caio Megale

Após saída de Wilson Ferreira, analista afirma que ‘a privatização da Eletrobras tem sua importância pela sua situação atual e pelo seu grau de maturidade (para ser privatizada)’

Reformas

‘Vamos limpar a pauta, destravando o horizonte de investimentos’, diz Paulo Guedes

Ministro prometeu que o governo não irá aumentar impostos e reforçou que a atividade está se recuperando em ‘V’

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies