Menu
O melhor do Seu Dinheiro
Victor Aguiar
2020-07-11T11:44:33-03:00
O melhor do Seu Dinheiro

MAIS LIDAS: O canto da sereia

Uma matéria alertando para os riscos do day trade foi a mais lida desta semana no Seu Dinheiro

11 de julho de 2020
11:44
Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Uma entidade mágica, tão bela quanto perigosa, tenta seduzir os marujos de primeira viagem. Estou falando do bull market, cujo canto é irresistível para os novatos do mercado financeiro: "atire-se às águas da bolsa; os lucros são fáceis e o enriquecimento é rápido".

E, realmente, o chamado é atrativo: em tempos de pandemia e dificuldade econômica, a pujança do Ibovespa é fascinante — o índice já acumula ganhos de mais de 50% desde março, recuperando o marco simbólico dos 100 mil pontos na última sexta-feira (10).

Em tese, tudo é lindo: se as cotações não param de subir, qualquer um consegue fazer dinheiro — inclusive no chamado day trade, quando um investidor compra e vende ações no mesmo dia, buscando ganhos rápidos.

O detalhe é que o canto da sereia — ou do touro, como preferir — é ardiloso: os mares do mercado financeiro são cheios de armadilhas, e quem não trata as ondas com o devido respeito pode facilmente ser sufocado.

Eu não estou dizendo que você deva fazer como Odisseu, que se amarrou ao mastro do navio para não se deixar seduzir. O que eu defendo é que, antes de levantar a âncora do seu barco, você deve buscar conhecimento e informação — e, assim, não se deixar envolver por vozes belas e traiçoeiras.

A história trágica de um investidor iniciante foi a mais lida da semana no Seu Dinheiro: o Ricardo Mioto explicou o que aconteceu, chamando a atenção para os perigos do day trade. Para ler esse texto, é só clicar aqui.

Mas, antes de passarmos ao ranking das matérias mais lidas dos últimos dias, eu quero fazer um convite a todos vocês: já está no ar a nova coluna do Robert Kiyosaki, autor do best seller "Pai Rico, Pai Pobre". Neste sábado, ele fala sobre a educação financeira para crianças — uma ferramenta eficiente para diminuir a atratividade do canto da sereia.

Veja as 5 notícias mais lidas da semana:

  1. A saúde mental do investidor e o jogo perigoso do day trade para iniciantes
  2. Bradesco está na reta final para comprar participação no C6 Bank, diz jornal
  3. No ônibus e no hotel, a Marcopolo quer garantir as suas férias sem coronavírus
  4. Os melhores fundos imobiliários para investir em julho segundo 7 corretoras
  5. Berkshire Hathaway, de Warren Buffett, faz primeira aquisição desde a explosão do coronavírus
Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

Dificuldades À vista?

Deputados falam em reduzir medidas de ajuste fiscal do texto da PEC do auxílio

Embora defenda celeridade na análise da proposta, Albuquerque admite que o texto pode ser enxugado

escolha da CEO

Investir no Brasil: se correr o bicho pega, se ficar o bicho come

Confira uma seleção de matérias feita pela CEO do Seu Dinheiro, Marina Gazzoni

Efeitos da pandemia

PEC do auxílio aprovada no Senado prevê abater R$ 100 bi da dívida pública

Pelos cálculos do governo, a necessidade de financiamento da dívida pública federal (DPF) neste ano é de R$ 1,469 trilhão, valor que aumentou por causa do maior volume de títulos de curto prazo que o governo precisou emitir para conseguir captar recursos

Resolvendo pendências

STF: Petrobras não precisa se sujeitar à Lei das Licitações

Nos últimos anos, a Suprema Corte tem dado decisões relativas a Petrobras que consideram o cenário de livre competição em que opera a estatal.

Pacote fiscal aguardado

EUA: Senado aprova extensão de aumento de auxílio-desemprego

A emenda prevê a extensão da duração dos benefícios federais a desempregados, mas reduz seu valor semanal, em comparação com o projeto de lei aprovado pela Câmara dos Representantes no sábado passado

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies