Diz a lenda que a fênix é um pássaro que quando morre pega fogo até virar pó. Um tempo depois ele renasce das próprias cinzas, novinho em folha. A ave mitológica simboliza os ciclos da vida, que de tempos em tempos se renovam.
Os analistas do Credit Suisse compararam a fênix a Via Varejo, a rede dona da Casa Bahia. É bem verdade que ela viveu tempos difíceis, praticamente deixada de lado pelo seu antigo controlador, o grupo Pão de Açúcar. Era a fénix definhando… Nessa época, quem virou pó mesmo foi a sua ação.
Mas, assim como o pássaro, a Via Varejo voltou das cinzas. O novo ciclo foi marcado pela troca do comando - no ano passado sua antiga dona, a família Klein, fundadora da Casas Bahia, retomou o negócio. Para o Credit Suisse, uma nova fase de prosperidade vem pela frente para a ação.
Quem contou essa história no meio do feriado de Carnaval aqui no Seu Dinheiro foi o Victor Aguiar. E como todo mundo gosta de uma história de superação - e também quer ganhar dinheiro - essa reportagem foi a mais lida na semana.
É bem verdade que nos dias seguintes o que vimos foram mais cinzas no mercado de ações brasileiro. Com o coronavírus desembarcando por aqui, até a “fênix” Via Varejo apanhou.
O desfecho dos dias cinzas de fevereiro está no ranking de melhores e piores aplicações do mês, que foi ao ar ontem à noite. Já devo lhe adiantar que fevereiro foi uma tragédia para o seu bolso.
Para você não estragar seu humor neste sabadão, eu sugiro que você guarde este link e deixe para ler no domingo à noite, quando você já estiver meio de bode porque o fim de semana acabou.
Veja as 5 notícias mais lidas da semana:
1 -Para o Credit Suisse, a Via Varejo é a fênix que renasce das cinzas
2 - Em clima de Carnaval, Ambev divulga balanço anual nesta semana; veja o que esperar dos números
3 - Existem quatro tipos de inteligência – e uma delas é a mais importante para ser Dono e Investidor
4 -Os segredos da bolsa: ações para não ficar de ressaca na quarta-feira de cinzas
5 -Menos liquidez, mais diversificação: como os clientes ricos do Itaú andam investindo