Menu
Julia Wiltgen
O melhor do Seu Dinheiro
Julia Wiltgen
2020-11-17T20:14:28-03:00
seu dinheiro na sua noite

Ibovespa aos 110 mil pontos de presente de Natal?

17 de novembro de 2020
19:46 - atualizado às 20:14
O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Andrei Morais/Seu Dinheiro

O ano de 2020 certamente ficará marcado na História, mas também na história pessoal de quem sobreviveu a ele. Contra todo o relativo conforto a que estávamos acostumados na nossa sociedade “moderna” e “civilizada”, tivemos que enfrentar uma pandemia global e uma crise econômica para as quais definitivamente não estávamos preparados (talvez devêssemos estar, mas essa é outra discussão).

Quando tudo começou, o prognóstico à frente era dos piores, tanto para o número de mortes por coronavírus quanto para os números da economia e dos mercados.

Muitos de nós torceram para que o ano acabasse logo, como se um vírus tivesse alguma noção de calendário e fosse dar uma trégua só porque virou o ano. Mas bem, nós humanos somos animais cíclicos, então as nossas celebrações das estações, dos fins e dos começos fazem sentido para organizarmos a vida.

Com o passar do tempo, as nuvens foram se dissipando, algumas esperanças (vacinas) foram surgindo no horizonte, fomos aprendendo a lidar com a ameaça microscópica à nossa saúde e agora as projeções já se revelam bem melhores do que teríamos sido capazes de imaginar lá no mês de março.

Pois aqui estamos, a um mês e meio do fim de 2020 (já montou sua árvore de Natal?), Ibovespa novamente acima de 100 mil pontos, e o mercado projetando que o principal índice da bolsa brasileira pode terminar esse ano na casa dos 110 mil pontos (ou além).

Pelo menos é isso que mostra um tradicional levantamento feito pelo Bank of America com gestores de fundos latino-americanos. A grande maioria deles está otimista para esta reta final, que não chegaria a recuperar totalmente as perdas do ano, mas reduziria todo o estresse de 2020 a uma desvalorização modesta. Quem diria, hein?

Confira as projeções dos grandes investidores consultados pelo BofA para bolsa, dólar e inflação nesta matéria do Ivan Ryngelblum.

MERCADOS

 O apetite dos gringos levou a bolsa brasileira a subir novamente hoje: o Ibovespa fechou acima dos 107 mil pontos, com Petrobras e Vale avançando de maneira consistente. O dólar terminou o dia em queda, como você confere na nossa cobertura de mercados

 Elon Musk, criador da Tesla e da SpaceX, está ficando ainda mais rico. As ações da montadora criada pelo bilionário dispararam após o anúncio de que a empresa fará parte do S&P 500. Saiba mais.

EMPRESAS

 Após uma intensa disputa e muita polêmica sobre governança corporativa, os acionistas da Linx aprovaram, há pouco, a venda da companhia para a Stone. Pouco antes da assembleia de acionistas que levou à decisão, a Stone já havia elevado o valor da sua proposta.

 A Rede D’Or São Luiz se prepara para realizar o que deve ser o maior IPO deste ano e o segundo maior da história do mercado de capitais brasileiro. O grupo hospitalar divulgou hoje o prospecto da operação indicando o preço por ação.

 O Santander avalia fazer uma cisão parcial da GetNet, seu negócio de maquininhas de cartão. A empresa também seria listada na B3, e os atuais acionistas do banco receberiam ações da nova companhia. Veja o que dizem os analistas do Credit Suisse sobre a ideia

 A superintendência do Cade aprovou sem restrições a aquisição da Reserva pela Arezzo. Anunciado em outubro, o negócio é avaliado em R$ 715 milhões.

ECONOMIA

 Depois da alta nos preços dos alimentos nos últimos meses, o Ministério da Economia aumentou sua projeção para a inflação medida pelo IPCA em 2020. A estimativa saiu de 1,83% para 3,13%. A projeção para 2021 também mudou.

 O governo federal extinguiu a estatal Companhia de Armazéns e Silos do Estado de Minas Gerais (Casemg). Confira os motivos para a medida nesta matéria e saiba qual a próxima estatal na lista de liquidações do governo.

 Fique ligado e ajuste seu relógio! Não, não se trata do retorno do horário de verão. O Banco Central mudou o horário da divulgação do resultado das reuniões do Copom de 18h para 18h30. Saiba o motivo da alteração.

OPINIÃO

 Felipe Miranda anda mostrando, nas suas últimas colunas, um misto de otimismo e alívio pela expectativa de um fim de ano melhor que o inicialmente esperado. Hoje, ele também nos convida a uma reflexão sobre o verdadeiro ESG, pelo exemplo de uma empresa brasileira vencedora e alinhada aos anseios do nosso tempo. Recomendo muito a leitura

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite", a newsletter diária do Seu Dinheiro. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

de olho na agenda

Congresso sacramenta decisão de levar Orçamento para plenário e abre prazo para emendas

Cúpula do Legislativo tenta afastar o “fantasma” do shutdown; Se a LDO não for aprovada ainda neste ano, o governo fica sem autorização para realizar despesas básicas em janeiro, como salários e aposentadorias

em brasília

Mourão diz que parte dos assessores de Bolsonaro distorce fatos

Vice-presidente afirmou nesta sexta-feira que existe “certa incompreensão” no seu relacionamento com o chefe do Executivo

seu dinheiro na sua noite

Free Solo: Ibovespa escala para perto da marca histórica

Com imagens de tirar o fôlego, o extraordinário documentário Free Solo conta a preparação do alpinista Alex Honnold para chegar ao topo do El Capitan, uma parede rochosa com quase 1000 metros de altura. Detalhe: a escalada é feita sem equipamentos de segurança. O filme vencedor do Oscar está disponível no Disney Plus. Mas quem não é […]

Respiro

E-commerce fatura R$ 7,72 bilhões com Black Friday e Cyber Monday em 2020

O valor representa aumento de 27,7% em relação ao mesmo período do ano passado.

fechamento dos mercados

Ibovespa engata 5ª semana seguida de alta com Petrobras, Vale e aéreas

Índice local de ações não tinha sequência tão longa de ganhos semanais desde dezembro de 2019; dólar mantém trajetória de queda e juros longos se descomprimem de novo

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies