O Ibovespa seguiu hoje na sua trajetória estelar, em clima de rali de fim de ano, e fechou perto dos 118 mil pontos. Agora, o principal índice da B3 está a apenas cerca de 2 mil pontos da sua máxima histórica, atingida em janeiro deste ano.
No ano, a bolsa acumula alta de quase 2% e corre o risco de figurar no pódio do nosso ranking de melhores investimentos de 2020 no dia 30 de dezembro. Já pensou?
A aprovação da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) pela Câmara na tarde de hoje ajudou a impulsionar o índice, tirando da frente o risco de uma paralisação do governo no início do ano que vem.
Lá fora, tivemos decisão de juros do Federal Reserve, o banco central americano, que se comprometeu em manter as taxas zeradas e continuar comprando títulos do Tesouro, prevendo juros no chão até, pelo menos, 2023.
O Felipe Saturnino acompanhou todas as notícias que fizeram preço hoje nos mercados e traz para você os principais lances do pregão nesta matéria.
MERCADOS
• A B3 começou a negociar, na última segunda-feira, o primeiro ETF de ouro do Brasil. Saiba tudo sobre o GOLD11 na matéria do Rafael Lara.
• E o que todos esperavam, finalmente aconteceu. O Bitcoin ultrapassou a marca dos US$ 20 mil pela primeira vez desde 2017 nesta quarta-feira. Saiba mais sobre a criptomoeda.
• A Wish caiu cerca de 15% em sua estreia na Bolsa de Valores de Nova York. As ações, que saíram cotadas a US$ 24 na abertura, despencaram no decorrer do dia.
EMPRESAS
• Em encontro com a imprensa, o CEO da B3, Gilson Finkelstain, afirmou que a empresa quer crescer de forma orgânica em 2021 e continuar diversificando o cardápio de produtos, para áreas como energia, seguros e crédito imobiliário. Confira na matéria do Ivan Ryngelblum.
• O BTG Pactual iniciou a cobertura do brechó online Enjoei recomendando a compra das ações da empresa. Para o banco, a plataforma da empresa deve se beneficiar da expansão forçada do e-commerce causada pela pandemia. Veja o potencial de alta para os papéis.
• Quem ganha mais com ativos da Oi: TIM, Claro ou Vivo? A tele em recuperação judicial tem feito uma série de leilões, sendo o mais recente o da rede móvel - cujo vencedor foi o consórcio formado pela concorrência. Analistas do BTG avaliaram as perspectivas para o mercado após a operação e apontaram a empresa que se saiu melhor do certame.
OPINIÃO
• Tem muita gente dizendo que 2020 é um ano para ser esquecido. O nosso colunista Felipe Miranda diz que o período que está chegando ao fim é para ser lembrado - e não de uma forma rancorosa. No seu último texto do ano, ele lista as lições que o investidor aprendeu até aqui e o que acha que pode acontecer no mercado até 31 de dezembro - afinal, o ano ainda não acabou.
Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite", a newsletter diária do Seu Dinheiro. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.