O dia é de forte de busca por risco nos mercados financeiros globais nesta terça-feira (1), guiados pelas esperanças de vacina no exterior.
As farmacêuticas Pfizer e BioNTech, que solicitaram a autorização do uso emergencial de uma vacina à União Europeia (UE), podem receber uma resposta positiva do órgão regulador do bloco europeu entre dezembro e janeiro, um curto prazo que infla o otimismo de agentes financeiros.
E as ações que mais se beneficiam do movimento hoje no principal índice acionário da B3 são concessionárias, administradoras de shoppings e bancos, que estão entre os setores que mais sofreram na pele os impactos da pandemia.
Por volta das 13h40, EcoRodovias ON vai liderando as altas percentuais do Ibovespa. O noticiário que traz perspectivas de autorização de uso emergencial de vacina no curto prazo anima os papéis, que disparam 7,2%.
Outra concessionária de rodovias, mas que também possui negócios nos segmentos de transporte urbano e aeroportos, CCR ON sobe 5%. Tanto as ações de EcoRodovias como de CCR acumularam perdas de ao menos 20% em 2020.
A operadora de ferrovias e transportadora de grãos Rumo é outra que sobe forte. Rumo ON avança 4,3%, embora ainda registre baixa de 24% no ano.
Ações de administradoras de shoppings também ficam entre as principais altas percentuais do dia. Multiplan ON e Iguatemi ON disparam 6,75% e 6,31% hoje. No ano, caíram 30%.
Os bancos, cujas ações também estão defasadas do ponto de vista de valor, também fazem bonito hoje. As units do Santander disparam 6,6%, Bradesco PN, 5,35%, Itaú PN, 4,75%. Estes papéis acumulam queda de ao menos 10% no ano.
Por volta do mesmo horário, o Ibovespa registra alta de 2%, operando acima dos 111.060 pontos. Acompanhe a cobertura completa de mercados do Seu Dinheiro.