Site icon Seu Dinheiro

Howard Marks, “guru” de Warren Buffett, diz por que saiu às compras no meio do pânico nos mercados

Howard Marks, fundador e copresidente do conselho da Oaktree

Howard Marks, fundador e copresidente do conselho da Oaktree

Assim como boa parte da população mundial, o lendário investidor Howard Marks está recolhido em casa nas últimas semanas. O que não o impediu de sair às compras de ativos no mercado no meio do choque global provocado pela disseminação do coronavírus.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O gestor da Oaktree Capital, uma das referências para o lendário investidor Warren Buffett, disse que as compras se concentraram nas primeiras semanas de março, justamente quando se concentrou a queda no valor dos ativos.

“Quanto mais baixo [o preço], mais agressivos compramos”, afirmou Marks, que participou de uma transmissão na internet promovida pela XP Investimentos.

Os investimentos de Marks no olho do furacão da crise aconteceram principalmente nos mercados de crédito, que sofreram com o temor de um calote das empresas emissoras.

Questionado sobre os setores nos quais investiu, ele mencionou o de petróleo, um dos mais atingidos, tanto pelo choque do coronavírus como pela disputa envolvendo Arábia Saudita e Rússia que derrubou as cotações da commodity.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“As pessoas querem ficar fora desse setor porque ninguém sabe a perspectiva para o petróleo, o que é compreensível. Mas trata-se de uma barganha para pessoas como nós.”

O gestor afirmou que desde 1988 passou por três grandes crises – em 1991, 2001 e 2008 – e em todos os períodos obteve retornos de dois dígitos altos.

Isso não significa que ele esteja otimista com uma reversão da crise no curto prazo “Há muita dor esperando para acontecer”, disse ao citar as grandes perdas esperadas tanto na economia como nas empresas listadas na bolsa norte-americana.

Por outro lado, considera que o momento é o ideal para investir, fazendo, é claro, uma boa seleção.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

“O dinheiro grande em investimentos vem quando você faz coisas que as outras pessoas estão com medo de fazer, o que inclui investir em períodos de estresse.” – Howard Marks, Oaktree Capital

Economia em coma

Marks comparou o atual estado da economia ao de um paciente que é colocado propositalmente em coma para suportar o tratamento de uma doença.

“Para parar o contágio do coronavírus, dissemos para as pessoas ficarem em casa e, com isso, não participar da economia. Enquanto isso, o Fed [BC dos EUA] e o Tesouro dão suporte para manter a economia viva enquanto ela estiver no coma.”

Confira a íntegra da transmissão que aconteceu na noite desta segunda-feira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

*Conteúdo em atualização

Exit mobile version