A tecnologia blockchain, considerada o futuro das transações financeiras, deve estar cada vez mais presente na vida dos investidores nos próximos anos. Um exemplo é a nova parceria firmada entre a B3, operadora da bolsa brasileira, e o IRB Brasil Re, que permitirá a comercialização de seguros e resseguros pela internet.
O acordo, anunciado nesta segunda-feira (26), prevê a criação de uma plataforma de negociações baseada na tecnologia blockchain. A previsão é que a ferramenta entre em funcionamento em 2021.
Segundo as empresas, a iniciativa visa conectar corretores, seguradores e resseguradoras em uma mesma rede, possibilitando que processos que hoje levam meses para serem concluídos sejam finalizados em alguns segundos.
A tecnologia blockchain, que surgiu em 2008, com a criação do bitcoin - a principal moeda digital do mundo -, funciona como um livro de registros virtual. A rede é formada por uma cadeia de registros incorruptíveis e verificáveis, que não permite a alteração de informações e oferece um ambiente seguro e criptografado para operações e trocas de ativos digitais, sem a necessidade de um intermediário.
Segundo o IRB, o uso da tecnologia no desenvolvimento da plataforma no setor de seguros e resseguros possibilitará negociações multilaterais "com segurança, alta velocidade e oferta de informações precisas em tempo real".
O projeto pode estar sujeito à apreciação de órgãos reguladores.