Menu
Dados da Bolsa por TradingView
2019-06-10T15:25:09-03:00
Eduardo Campos
Eduardo Campos
Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo e Master In Business Economics (Ceabe) pela FGV. Cobre mercado financeiro desde 2003, com passagens pelo InvestNews/Gazeta Mercantil e Valor Econômico cobrindo mercados de juros, câmbio e bolsa de valores. Há 6 anos em Brasília, cobre Banco Central e Ministério da Fazenda.
Batalha nas redes

Vazamento de conversas de Sergio Moro provoca ‘guerra de hashtags’

Apoio à Operação Lava Jato registra mais de 247 mil menções, resta saber como a movimentação das militâncias virtuais vai bater na política

10 de junho de 2019
13:20 - atualizado às 15:25
Ministro da Justiça, Sergio Moro
Ministro da Justiça, Sergio Moro - Imagem: Dida Sampaio/Estadão Conteúdo

O caso envolvendo o vazamento de conversas do ministro da Justiça, Sergio Moro, quando era juiz, e procuradores da Operação Lava Jato segue como assunto mais comentado nas redes sociais.

A hashtag “#EuApoioaLavaJato” tem mais de 247 mil menções, mostrando virtual apoio ao atual ministro e à operação de combate à corrupção (atualizado 15h20).

Já tínhamos visto a popularidade de Moro nas redes, que são bastante acompanhadas pelo Palácio do Planalto, no episódio envolvendo o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf).

Naquela ocasião, comentamos que o Congresso tentou impor uma derrota ao governo Jair Bolsonaro, que não conseguiria defender seu ministro mais popular, mas que no fim, a “conta” acabou caindo sobre deputados e senadores, que foram duramente cobrados nas redes e nas manifestações no dia 26 de maio.

Encurtando a história, Moro ficou sem o Coaf, pois o risco de mudar a MP 870 era o governo perder sua reforma administrativa. A lógica política prevaleceu, mas a pressão das redes ecoou sim dentro do Congresso. Algo que também vimos na votação da MP 871, que tratava do combate a fraudes no INSS.

No caso atual, as redes saem, novamente, em defesa do ministro que virou símbolo da luta contra a corrupção. Resta saber agora como isso vai ecoar na política, pois também temos manifestações contra o ex-juiz e favoráveis ao ex-presidente Lula.

Mesmo que em menor monta, a hashtag “#MoroCriminoso” tinha 53,8 mil menções e “#EuApoioTheIntercept”, em apoio ao site que divulgou as conversas, tinha mais de 20 mil tuítes. O "#LulaLivreJa" tinha pouco mais de 9 mil tuítes (início da tarde).

No mundo real, a oposição já se articula para convocar o ministro a dar explicações e devemos ver mais de um pedido de CPI para investigar o caso.

O presidente Bolsonaro ainda não utilizou seu “Twitter” para tratar do tema, mas outros membros do governo estão atuando.

Nas redes, questões técnicas e discussões racionais perdem espaço para guerras de narrativas. É o império do viés de confirmação – só enxergo o que reforça minha tese - e da dissonância cognitiva – tudo que contraria minha tese, reforça minha fé. Também encontramos espaço para saborosas teorias da conspiração.

Ainda parece cedo para tirar conclusões com relação ao episódio, ainda mais que o “The Intercept” diz ter mais material para ser divulgado. Mas será importante e interessante ver como vai evoluir essa conversa das redes com a política.

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

Décimo Andar

O mercado imobiliário americano segue vencedor: confira uma nova opção na B3 para investir na área

Mesmo com a perspectiva de aumento dos juros no exterior, o mercado imobiliário americano segue forte na alta dos preços; veja um ativo para investir sem sair da B3

NOVATA NA FINAL

Não estranhe: patrocinadora da final entre Palmeiras e Flamengo é a nova corretora de criptomoedas do Brasil; conheça Crypto.bom

A exchange resolveu investir no segmento de esportes e patrocina Fórmula 1, NBA e até o campeonato europeu

Raio-X

Análise: Por que a alta da inflação pode ameaçar o pacote de infraestrutura de Joe Biden?

O presidente americano tem ambiciosos planos pela frente, mas a alta da inflação e gargalos estruturais da economia podem alterar o rumo

A SEMANA EM GRÁFICOS

Covid-19 pressiona aéreas, turismo, Ibovespa e bitcoin, mas inflação avança no mundo: entenda a última semana com estes gráficos

As companhias aéreas sofreram perdas significativas na bolsa esta semana e nem o bitcoin (BTC) conseguiu se salvar

O MELHOR DA SEMANA

Piora da covid no mundo e criptomoedas além do bitcoin (BTC): 5 assuntos mais lidos no Seu Dinheiro esta semana

O mercado já trabalhava amplamente com a visão do verdadeiro normal. Mas os mercados globais voltaram a entrar em pânico com a covid-19

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies