Menu
Vinícius Pinheiro
O melhor do Seu Dinheiro
Vinícius Pinheiro
2019-10-04T18:58:16-03:00
Seu Dinheiro na sua noite

O sexto sentido do dólar

4 de outubro de 2019
18:58
O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Andrei Morais/Seu Dinheiro

O comportamento do dólar é tão imprevisível que, se fosse um filme, bem que poderia ser dirigido por M. Night Shyamalan, de O Sexto Sentido.

Para quem (não) acredita em coincidências, o filme sobre o garotinho que vê pessoas mortas foi lançado em 1999, o mesmo ano em que o Brasil adotou o regime de câmbio flutuante.

A trajetória da moeda americana desde então teve altos e baixos, assim como a carreira do diretor, conhecido pelas tramas cheias de reviravoltas (nem sempre muito felizes).

Quem tenta ganhar dinheiro projetando a cotação do dólar também precisa estar preparado para surpresas. Neste ano, por exemplo, roteiro da moeda norte-americana reservou várias pegadinhas.

Na mudança mais recente, o câmbio engatou uma alta firme depois que o Banco Central reduziu a Selic para 5,5% ao ano e sinalizou a possibilidade de mais cortes nos juros do que o mercado esperava.

Mas um novo “plot twist” veio nesta semana, depois que uma série de indicadores nos Estados Unidos apontaram o risco de recessão da maior economia do mundo.

A mudança na percepção dos investidores fez a divisa norte-americana perder força contra boa parte das moedas globais. Aqui no Brasil, o dólar ficou 10 centavos mais barato e encerrou a sexta-feira aos R$ 4,056.

O roteiro completo e todas as reviravoltas do mercado financeiro ao longo da semana você confere na resenha do nosso crítico Victor Aguiar.

A visita

Com mais de quatro décadas de mercado financeiro, o nosso colunista (e aniversariante do dia) Fausto Botelho vem alertando há tempos sobre os momentos distintos da bolsa de Nova York e das criptomoedas. De um lado, bitcoin e companhia se preparam para a chegada de um momento especial. Do outro, o S&P 500, principal índice de ações norte-americano, flerta com o abismo. No vídeo de hoje, ele analisa um pouco mais a situação dos dois mercados. Ah, não posso deixar de citar a visita do cachorro do Fausto no meio da gravação.

Sinais

Depois de algumas idas e vindas, o Banco BMG deu o pontapé inicial de sua oferta inicial de ações (IPO, na sigla em inglês). A instituição mineira, controlada pela família Pentagna Guimarães, pode captar até R$ 2,2 bilhões na operação. O dinheiro vai tanto para o caixa do banco como para o bolso dos atuais acionistas, que venderão uma parte de seus papéis. Confira os prazos do IPO e o que BMG pretende fazer com o dinheiro captado dos investidores na matéria da Bruna Furlani.

Vidro

Quem vive em São Paulo já deve ter se acostumado a ver uma farmácia a cada esquina. E boa parte da “culpa” é da Raia Drogasil. No mercado, parte dos investidores questionava essa estratégia de crescimento. Mas os resultados recentes mostram que a empresa está no caminho certo. Tanto que a rede de drogarias anunciou a projeção de abertura de novas lojas para 2020. E os números animaram bastante o mercado, como você confere nesta matéria.

Fragmentado

Depois de ter áudios de reuniões privadas do Facebook vazadas pela imprensa americana, Mark Zuckerberg resolveu entrar na “brincadeira” e transmitir ao vivo um bate-papo com seus funcionários. No conteúdo divulgado sem autorização, o executivo falava sobre concorrência, criptomoedas e expressava seu desgosto com uma proposta da pré-candidata à presidência dos EUA, Elizabeth Warren. Dessa vez, na reunião “pública”, o CEO demonstrou que tem afinidade com outro político democrata.

Fim dos Tempos?

A ameaça de recessão nos Estados Unidos mexeu com a bolsa e os mercados ao longo da semana e não podia ficar de fora do nosso happy hour. O Victor Aguiar, a Julia Wiltgen e eu convidamos você para mais um podcast Touros e Ursos. Nós também comentamos sobre o que esperar do IPO da Vivara, o ranking dos melhores e piores investimentos de setembro e a nova visita da Polícia Federal à sede do BTG Pactual. Aperte o play e vem com a gente!

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite", a newsletter diária do Seu Dinheiro. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

*Colaboração Fernando Pivetti.

Comentários
Leia também
DINHEIRO QUE PINGA NA SUA CONTA

Uma renda fixa pra chamar de sua

Dá para ter acesso a produtos melhores do que encontro no meu banco? (Spoiler: sim).

COLUNA DO PAI RICO PAI POBRE

3 passos para sobreviver à crise atual no mercado

Um investidor inteligente com educação financeira se concentra menos no que não pode ser controlado — o preço, por exemplo — e mais no que pode ser controlado, como as taxas de juros fixas e as taxas de retorno.

Acabou a crise?

A maldição de maio não pegou de novo: bolsa foi o melhor investimento do mês, e dólar foi o pior

Pelo segundo ano consecutivo, a máxima “sell in may and go away” não se fez valer. Ativos de risco se saíram bem em maio, mas títulos públicos de longo prazo e o dólar tiveram desempenho negativo

Covid no Brasil

Brasil chega a 465,1 mil casos por coronavírus e 27,8 mil mortes

Do total de casos confirmados, 189.476 pacientes foram recuperados

Agência de telecomunicações

Anatel acata decisão judicial e aprova regra que retira sigilo de ligações

A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) regulamentou a questão ontem, 28, em cumprimento a uma decisão da Justiça Federal do Sergipe

seu dinheiro na sua noite

Adam Smith e o PIB da pandemia

A economia funciona desta forma: a produção de bens e serviços só existe em função do consumo. Essa conclusão não é minha, é claro, mas de Adam Smith. Citar o “pai” do liberalismo em um raro momento de consenso sobre a necessidade de maior atuação do Estado para conter os efeitos do coronavírus na economia […]

De novo

CVC adia mais uam vez entrega do balanço do quarto trimestre de 2019

A operadora e agência de viagens CVC informou nesta sexta-feira, 29, que as suas demonstrações financeiras referentes ao exercício de 2019 só devem ser apresentadas até 31 de julho

Auxílio emergencial

Caixa abre mais de 2 mil agências no sábado

Por enquanto, apenas quem recebeu a primeira parcela até 30 de abril e nasceu em janeiro pode sacar o valor

Saldo positivo

Após muita volatilidade, dólar acumula queda de 1,83% em maio; Ibovespa sobe 8,57% no mês

Uma suavização nos fatores de risco domésticos e globais permitiu que o dólar se despressurizasse em maio e levou o Ibovespa de volta aos 87 mil pontos

Presidente da Câmara

Maia rechaça aumento de impostos para suprir queda na receita e defende reformas

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), disse que considera difícil qualquer tipo de aumento na carga tributária para compensar a queda de receita pública por causa da pandemia de covid-19

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu