Menu
Vinícius Pinheiro
O melhor do Seu Dinheiro
Vinícius Pinheiro
2019-07-05T19:02:28-03:00
Seu Dinheiro na sua noite

O ano novo no calendário Maia

5 de julho de 2019
19:02
O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Andrei Morais/Seu Dinheiro

O calendário Maia já foi usado como referência em Hollywood, no terrível filme “2012”. A produção se vale da contagem dos dias usada pela antiga civilização que habitou em parte do continente americano como pretexto para muitas explosões e catástrofes.

Já no mercado financeiro, o calendário Maia ganhou uma conotação bem diferente. Quando você ouvir a expressão aqui no Seu Dinheiro, provavelmente estamos falando do cronograma assumido pelo presidente da Câmara para a votação da reforma da Previdência.

Com a aprovação nesta semana do projeto na comissão especial, os investidores já entraram em contagem regressiva para o ano novo no calendário Maia. A virada está prevista para a semana que vem, com a possibilidade de votação da reforma no plenário.

Rodrigo Maia trabalha para que os dois turnos aconteçam antes do recesso parlamentar, previsto para começar em 18 de julho. Lembrando que a proposta precisa de pelo menos 308 votos favoráveis para ser aprovada.

Como é de praxe, o mercado procura sempre se antecipar os fatos, como aquele primo que solta fogos para celebrar o ano novo na Austrália. O otimismo dos investidores levou o Ibovespa a encerrar a semana com uma nova marca histórica, agora acima dos 104 mil pontos.

Virou rotina? Tomara. Mas o dia não começou com cara de recorde. Alguns dados que saíram nos Estados Unidos deixaram o mercado na defensiva pela manhã. Confira a nossa cobertura completa de mercados, hoje em dose dupla com a Julia Wiltgen e a Bruna Furlani.

Calendário Bolsonaro

Um dia depois da aprovação da reforma da Previdência na Comissão Especial, o presidente Jair Bolsonaro deixou claro que a história ainda não acabou. Embora diga que há pouca coisa para ser mexida no texto, o capitão falou que há equívocos e exageros que devem ser corrigidos pelos parlamentares. Ele aproveitou também para responder ao comentário feito ontem pelo ministro Paulo Guedes, que chamou Bolsonaro de “ingênuo” quando o assunto é economia.

Vem pra bolsa você também

Pedindo licença ao criador do emblemático slogan da Caixa Econômica Federal para falar um pouco sobre o futuro da bolsa. Depois de bater a marca de 1 milhão de investidores neste ano, a B3 está ávida por novos recordes. O plano do presidente da empresa, Gilson Finkelsztain, é dobrar o número de pessoas aplicando em ações o mais rápido possível. Mas como ter sucesso nessa empreitada? Confira as cartas na manga de Finkelsztain.

No mesmo barco

O ministro Sergio Moro esteve em São Paulo nesta sexta-feira e voltou a defender a Lava Jato, agora por outro ângulo, ao dizer que a operação não deixou marcas negativas na economia. Trata-se de uma resposta à avaliação de alguns críticos de que os processos afetaram grandes empresas, com reflexos no desempenho econômico do país. Moro também aproveitou um evento com investidores para falar sobre o vazamento das supostas mensagens trocadas por ele com procuradores do MPF.

Molho especial

Onde você estava em junho de 1979? Eu, por exemplo, mal havia saído das fraldas, com meu 1 ano e meio de praia. Mas o que pouca gente sabe é que foi em junho de 1979 que um gigante do setor de alimentação iniciou uma sequência de altas trimestrais em seu faturamento no Brasil e que (pasmem!) dura até hoje. São 40 surpreendentes anos de superação! Saiba quem e com quantos hambúrgueres essa empresa conseguiu a proeza nesta matéria.

Os touros do semestre

Mais uma semana chegando ao fim, e é hora de embarcar em mais um bate-papo no Podcast Touros e Ursos. E o cardápio da semana está especial: além dos altos e baixos do mercado financeiro, também teremos dicas valiosas sobre onde investir no segundo semestre de 2019. É informação boa que você só vai encontrar no happy hour do Seu Dinheiro. Prepara o fone de ouvido e aperte o play!

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite", a newsletter diária do Seu Dinheiro. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Comentários
Leia também
OS MELHORES INVESTIMENTOS NA PRATELEIRA

Garimpei a Pi toda e encontrei ouro

Escolhi dois produtos de renda fixa para aplicar em curto prazo e dois para investimentos mais duradouros. Você vai ver na prática – e com a translucidez da matemática – como seu dinheiro pode render mais do que nas aplicações similares dos bancos tradicionais.

executivo de carreira

Vice-presidente do BB, Walter Malieni, morre aos 50 anos

Executivo de carreira do BB, com mais de 35 anos de casa, Malieni completaria 51 anos em novembro

números da covid

Covid-19: Brasil tem 2,96 milhões de casos e 99,5 mil mortes

Nas últimas 24 horas, foram registrados 1.079 óbitos, segundo o balanço diário do Ministério da Saúde divulgado hoje (7)

Reserva de R$ 1,3 bi para gastos

Iguatemi vai recomprar até 1,3 milhão de ações

Quantidade representa 1,5% dos papéis em circulação da companhia. Ações acumulam queda de mais de 30% no acumulado de 2020

seu dinheiro na sua noite

Uma conversa sobre investimentos para o meu pai

O primeiro salário que recebi na vida foi em julho de 1994, mês inaugural do Plano Real. Foi com esse dinheiro que saí pelas lojas do bairro do Gonzaga, em Santos, em busca de um presente para dar no Dia dos Pais. Desde então, esse sempre foi um problema para mim, porque meu pai não […]

Preferência

Oi fecha acordo de exclusividade com Vivo, Claro e Tim para venda de operação móvel, diz jornal

Após fim da exclusividade da Highline, que desistiu de fazer nova oferta, teles brasileiras passam à frente, com oferta de R$ 16,5 bilhões

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu