Menu
Vinícius Pinheiro
O melhor do Seu Dinheiro
Vinícius Pinheiro
Dados da Bolsa por TradingView
2019-07-05T19:02:28-03:00
Seu Dinheiro na sua noite

O ano novo no calendário Maia

5 de julho de 2019
19:02
Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

O calendário Maia já foi usado como referência em Hollywood, no terrível filme “2012”. A produção se vale da contagem dos dias usada pela antiga civilização que habitou em parte do continente americano como pretexto para muitas explosões e catástrofes.

Já no mercado financeiro, o calendário Maia ganhou uma conotação bem diferente. Quando você ouvir a expressão aqui no Seu Dinheiro, provavelmente estamos falando do cronograma assumido pelo presidente da Câmara para a votação da reforma da Previdência.

Com a aprovação nesta semana do projeto na comissão especial, os investidores já entraram em contagem regressiva para o ano novo no calendário Maia. A virada está prevista para a semana que vem, com a possibilidade de votação da reforma no plenário.

Rodrigo Maia trabalha para que os dois turnos aconteçam antes do recesso parlamentar, previsto para começar em 18 de julho. Lembrando que a proposta precisa de pelo menos 308 votos favoráveis para ser aprovada.

Como é de praxe, o mercado procura sempre se antecipar os fatos, como aquele primo que solta fogos para celebrar o ano novo na Austrália. O otimismo dos investidores levou o Ibovespa a encerrar a semana com uma nova marca histórica, agora acima dos 104 mil pontos.

Virou rotina? Tomara. Mas o dia não começou com cara de recorde. Alguns dados que saíram nos Estados Unidos deixaram o mercado na defensiva pela manhã. Confira a nossa cobertura completa de mercados, hoje em dose dupla com a Julia Wiltgen e a Bruna Furlani.

Calendário Bolsonaro

Um dia depois da aprovação da reforma da Previdência na Comissão Especial, o presidente Jair Bolsonaro deixou claro que a história ainda não acabou. Embora diga que há pouca coisa para ser mexida no texto, o capitão falou que há equívocos e exageros que devem ser corrigidos pelos parlamentares. Ele aproveitou também para responder ao comentário feito ontem pelo ministro Paulo Guedes, que chamou Bolsonaro de “ingênuo” quando o assunto é economia.

Vem pra bolsa você também

Pedindo licença ao criador do emblemático slogan da Caixa Econômica Federal para falar um pouco sobre o futuro da bolsa. Depois de bater a marca de 1 milhão de investidores neste ano, a B3 está ávida por novos recordes. O plano do presidente da empresa, Gilson Finkelsztain, é dobrar o número de pessoas aplicando em ações o mais rápido possível. Mas como ter sucesso nessa empreitada? Confira as cartas na manga de Finkelsztain.

No mesmo barco

O ministro Sergio Moro esteve em São Paulo nesta sexta-feira e voltou a defender a Lava Jato, agora por outro ângulo, ao dizer que a operação não deixou marcas negativas na economia. Trata-se de uma resposta à avaliação de alguns críticos de que os processos afetaram grandes empresas, com reflexos no desempenho econômico do país. Moro também aproveitou um evento com investidores para falar sobre o vazamento das supostas mensagens trocadas por ele com procuradores do MPF.

Molho especial

Onde você estava em junho de 1979? Eu, por exemplo, mal havia saído das fraldas, com meu 1 ano e meio de praia. Mas o que pouca gente sabe é que foi em junho de 1979 que um gigante do setor de alimentação iniciou uma sequência de altas trimestrais em seu faturamento no Brasil e que (pasmem!) dura até hoje. São 40 surpreendentes anos de superação! Saiba quem e com quantos hambúrgueres essa empresa conseguiu a proeza nesta matéria.

Os touros do semestre

Mais uma semana chegando ao fim, e é hora de embarcar em mais um bate-papo no Podcast Touros e Ursos. E o cardápio da semana está especial: além dos altos e baixos do mercado financeiro, também teremos dicas valiosas sobre onde investir no segundo semestre de 2019. É informação boa que você só vai encontrar no happy hour do Seu Dinheiro. Prepara o fone de ouvido e aperte o play!

Este artigo foi publicado primeiramente no "Seu Dinheiro na sua noite", a newsletter diária do Seu Dinheiro. Para receber esse conteúdo no seu e-mail, cadastre-se gratuitamente neste link.

Comentários
Leia também
DINHEIRO QUE PINGA NA SUA CONTA

Uma renda fixa pra chamar de sua

Dá para ter acesso a produtos melhores do que encontro no meu banco? (Spoiler: sim).

Crise dos chips

Sem carro zero no mercado, preço de usados sobe até 20% e vendas disparam – carro usado chega a custar mais que um novo

Mercado enfrenta escassez de semicondutores, demanda alta por veículos e prazos longos para a entrega

sem escassez

Fábrica da Tesla em Xangai deve terminar setembro com 300 mil carros produzidos em 2021

Marca será atingida mesmo em meio a uma escassez global de semicondutores, disseram duas fontes da montadora à Reuters

Fim da pandemia

CEO da Pfizer prevê que voltaremos à vida normal dentro de um ano, mesmo com novas variantes do coronavírus

Albert Bourla acredita que vacinação contra a covid-19 se tornarão anuais, para cobrir novas variantes, e que vacinas durarão um ano

ainda não acabou

Controladores da Alliar (AALR3) contratam XP para vender o negócio, diz jornal

Empresa de diagnósticos foi alvo, recentemente, de disputa pelo controle pela Rede D’Or e fundos ligados ao empresário Nelson Tanure

Mais recursos

Democratas aprovam pacote de US$ 3,5 tri no Comitê de Orçamento da Câmara dos EUA

Recursos serão destinados à rede de segurança social e programas relacionados a mudanças climáticas. Obtenção de quase unanimidade para aprovação no Congresso é desafio

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies