Menu
Vinícius Pinheiro
O melhor do Seu Dinheiro
Vinícius Pinheiro
Dados da Bolsa por TradingView
2019-11-05T19:15:04-03:00
Seu Dinheiro na sua noite

A rotina de quem faz reforma

5 de novembro de 2019
19:15
Selo O Melhor do Seu Dinheiro; investimentos
Imagem: Montagem Andrei Morais / Shutterstock

Quem já fez reforma conhece bem a rotina de transtornos, imprevistos e prazos não cumpridos. Pior ainda é mexer em casa quando se mora no local. A única compensação no meio de tanta dor de cabeça e dinheiro investido é ver a casa arrumada no final.

Por falar em reforma, depois da dura batalha da Previdência – que impediu a casa brasileira de desmoronar – o governo lançou hoje um novo e ambicioso programa de mudança nas contas públicas.

Para você ter uma ideia da complexidade do pacote, foram enviadas três Propostas de Emenda à Constituição (PEC), que demandam um trâmite no legislativo semelhante ao da Previdência.

Um resumo do chamado Plano Mais Brasil, que foi entregue hoje pessoalmente no Congresso por Jair Bolsonaro e Paulo Guedes, você confere nesta matéria.

É claro que não faltam medidas polêmicas. O primeiro alvo dos críticos é a PEC Emergencial, que tem o objetivo de reduzir as despesas obrigatórias do governo e abrir espaço para investimentos.

Na prática, porém, a mudança mexe novamente com os servidores públicos, ao permitir a redução temporária da jornada de trabalho – e dos salários na mesma proporção.

Seriam esses inconvenientes necessários dentro de uma reforma que pretende transformar por completo o projeto arquitetônico do Estado brasileiro?

Creio que seja cedo para ter uma resposta definitiva. A entrevista coletiva com Paulo Guedes, que depois passou a palavra para os demais integrantes da equipe econômica, começou por volta das 13h30 e ainda não havia terminado.

Quem acompanha tudo bem de perto é o Eduardo Campos, que traz para você todo o clima e a expectativa do ministro com o plano.

A união faz a força

Essa deve ser a palavra de ordem no megaleilão do pré-sal marcado para amanhã. Com regiões de exploração mais caras (e nobres) entre todas as leiloadas até agora, a expectativa no fim das contas é de que poucas empresas tenham cacife para participar sozinhas na disputa. Com isso, resta apelar ao bom e velho consórcio para dividir custos e o risco no evento. Nesta matéria do Estadão você confere todos os números e a expectativa para esse leilão bilionário.

Me deixem competir!

Hoje pela manhã, quando entrei na sala virtual de teleconferências do Itaú para saber mais sobre o balanço do terceiro trimestre, sabia que um assunto não passaria batido: a guerra das maquininhas. Dito e feito! O presidente do bancão, Candido Bracher, aproveitou para fazer uma defesa da estratégia do Itaú nessa disputa, que foi contestada pelo Cade, o órgão de defesa da concorrência. E olha que a posição do executivo ficou bastante clara, como você confere nesta matéria , que também traz os planos do banco para sua rede de agências.

Síndrome de Djavan

Em dia de novo plano econômico do governo, o Ibovespa acabou sendo engolido pela força do zero a zero. Motivos não faltaram para que os mercados assumissem uma posição mais firme, como bem mostra o Victor Aguiar, mas acontece que nenhum desses motivos vieram com a força necessária para abrir o apetite do investidor que, na dúvida, sempre opta pela cautela. Resultado: leve queda de 0,06% no Ibovespa, aos 108.719 pontos.

Parem as máquinas

Foi basicamente essa a ordem dada pelo procurador-geral da República sobre os acordos de delação premiada dos irmãos Joesley e Wesley Batista, donos da JBS, e dos executivos Ricardo Saud e Francisco de Assis. Augusto Aras mandou cancelar todos esses processos alegando que nenhum dos beneficiados foram leais ou agiram com boa-fé no processo. Entenda o caso e as consequências da decisão do procurador.

Precisamos falar sobre debêntures

A renda fixa varia, e quem investiu diretamente ou via fundos em debêntures – títulos de dívida emitidos por empresas – aprendeu isso de forma amarga recentemente. Como as taxas de muitas emissões saíram muito apertadas em meio à demanda crescente, o efeito da chamada marcação a mercado foi sentida na cota de vários fundos. O tema é bem complexo, mas o nosso colunista Felipe Miranda traz algumas reflexões sobre esse mercado que certamente vão ajudar você a se tornar um investidor melhor.

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

MERCADOS HOJE

Ibovespa recua 0,7% e dólar sobe para R$ 5,34, com mercado preocupado com inflação e Evergrande

Se nos últimos dias os investidores respiraram mais aliviados com a certeza de que a incorporadora chinesa Evergrande encontraria uma saída para os seus problemas financeiros, hoje o sentimento foi de temor. Isso porque os mercados globais não sabem se a companhia honrou os pagamentos ou conseguiu uma renegociação.  Com a Evergrande mais uma vez […]

Cripto Cowboys

Com restrições na China, Texas é a nova meca do bitcoin e outras criptomoedas?

A energia barata e o baixo controle regulatório atraem os mineradores de moedas digitais para o sul dos Estados Unidos

Vídeos

Selic a 6,25%: onde investir nesse cenário?

Nesta semana, o Copom decidiu aumentar a taxa Selic em um ponto percentual. Matheus Spiess, analista da Empiricus, te explica como ganhar dinheiro com isso. Confira

Maior licitação da história

Com edital aprovado pela Anatel, leilão do 5G está marcado para 4 de novembro

O 5G já é realidade nos Estados Unidos, China e boa parte dos países europeus, enquanto por aqui a preparação do edital completou três anos neste mês

CONTEÚDO VITREO

5 pontos que todo trader deve observar ao investir

Possibilidade de ganhos rápidos e exponenciais no day trade, sem a necessidade de colocar muito dinheiro, atraem muita gente, mas é preciso ter cuidado com armadilhas e picaretas

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies