Site icon Seu Dinheiro

EUA estão indo ‘muito bem com a China’, diz Trump

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse nesta quarta-feira, 28, que seu país está "indo muito bem com a China".

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Trump afirmou que hoje recebe conselhos sobre as relações com a China de pessoas que tentaram lidar com o país asiático no passado "e falharam miseravelmente".

A disputa entre os dois países é um dos fatores de instabilidade dos mercados. Hoje, as bolsas da Ásia encerraram a sessão com poucas variações e sem uma direção definida, ao passo que as principais praças europeias amanheceram no vermelho.

https://twitter.com/realDonaldTrump/status/1166683442098163712

Você pode conferir mais detalhes sobre o dia do investidor na cobertura de mercados desta quarta-feira, 28, feita pelo Victor Aguiar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Possível acordo

A declaração do presidente dos EUA se soma ao tom dado no início desta semana, quando ele afirmou que o seu país vai "chegar lá", referindo-se a um possível acordo com a China.

"Acho que vamos fazer um acordo com a China e acho que faremos um acordo com o Irã, também", disse, acrescentando a possibilidade de um novo pacto sobre a produção de armas nucleares no país persa.

Em entrevista coletiva na reunião de cúpula do G7, na cidade francesa de Biarritz, o americano enfrentou questionamentos sobre se o seu governo teria realmente sido procurado em telefonemas pelo vice-premiê chinês, Liu He.

Ele insistiu que houve "várias ligações" com Pequim. "A China quer muito fazer um acordo", repetiu.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por outro lado, Trump sustentou que, "quanto mais tempo a China esperar para fazer um acordo, mais difícil será" retirar as barreiras tarifárias atualmente em vigor e acertar um entendimento.

"Eu não sei se a China tem uma escolha sobre fazer um acordo ou não", comentou. Também insinuou que, "em breve", os EUA terão recolhido US$ 100 bilhões em receita com as tarifas sobre importações chinesas.

Com idas e vindas abrangendo uma miríade de temas geopolíticos, Trump reagiu positivamente à sugestão pelo presidente da França, Emmanuel Macron, de uma reunião com o presidente do Irã, Hassan Rouhani.

"Se as circunstâncias estivessem certas, eu certamente me reuniria com ele", assentiu Trump.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

*Com Estadão Conteúdo 

Exit mobile version