O presidente Jair Bolsonaro cedeu nesta terça-feira, 23, espaço privilegiado ao prefeito de Salvador, ACM Neto (DEM), maior adversário político do PT no Nordeste, durante inauguração do Aeroporto Glauber Rocha, em Vitória da Conquista, no interior da Bahia.
A inauguração do aeroporto acontece em meio à tensão entre Bolsonaro e governadores da região Nordeste. Na sexta-feira passada, 19, em áudio captado pela TV Brasil, o presidente chamou de forma pejorativa de "paraíbas" o povo do Nordeste. Ele também disse que o Executivo não devia dar "nada" para o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB).
Nesta terça, Bolsonaro sinalizou que deseja, um dia, que ACM Neto ocupe a Presidência da República. "Conheci o velho ACM (o ex-governador e ex-senador Antonio Carlos Magalhães) no final dos anos 80, quando eu era vereador no Rio de Janeiro", disse. "Lá na frente, se Deus quiser, você (ACM Neto) ocupará um dia a honrosa cadeira que ocupo".
ACM Neto dividiu o palco com a comitiva presidencial, ao lado de Bolsonaro, e discursou sobre a inauguração do aeroporto para convidados e para populares, em dois palanques separados. "Quero parabenizar a postura do senhor, que disse claramente que essa obra não é do político A ou do político B, do partido A ou do partido B. Essa obra é do povo", afirmou ACM Neto.
Presidente nacional do DEM, partido que tem três ministros na equipe do governo federal, ele é tido como futuro candidato ao governo da Bahia, na sucessão de Rui Costa (PT), atual governador, que se recusou a participar da cerimônia desta terça.
*Com Estadão Conteúdo