Site icon Seu Dinheiro

Índice de gerentes de compras cai abaixo da marca considerada crucial

Fibria

O Índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) caiu abaixo da marca considerada crucial de 50,0 pontos, por separar crescimento de contração. É a primeira vez que isso acontece em 13 meses, segundo IHS Markit.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

No mês de julho, o indicador chegou a 49,9 ante 51,0 pontos apurado no mês anterior. Segundo o relatório, o volume de produção diminuiu no início do terceiro trimestre do ano, pondo fim a uma sequência de expansão de 12 meses.

As empresas que relataram um volume mais baixo de produção mencionaram o enfraquecimento da demanda básica assim como problemas políticos e econômicos como causas.

As condições operacionais na economia industrial brasileira pioraram marginalmente em julho - início do terceiro trimestre -, com o volume de produção caindo pela primeira vez desde junho de 2018.

As empresas cortaram despesas reduzindo o número de funcionários e a quantidade de compras de insumos devido a dificuldades financeiras e demanda contida. Além disso, o otimismo em relação aos negócios atingiu um recorde de baixa de 21 meses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Pelo lado positivo, contribuem para as expectativas a desaceleração das taxas de inflação e o crescimento sustentado de novos trabalhos.

Segundo a economista da IHS Markit, Pollyanna de Lima, as condições operacionais no setor industrial do Brasil permaneceram voláteis, com o PMI ganhando impulso em junho, mas caindo em julho.

"As pressões no setor resultaram de uma combinação de problemas econômicos e políticos, de uma demanda interna contida, de exportações fracas, de capacidade ociosa e de medidas para redução de custos", avaliou.

*Com Estadão Conteúdo 

Exit mobile version