A Petrobras confirmou oficialmente nesta sexta-feira, 18, que vai por fim ao ciclo de empréstimos que fazia junto aos bancos públicos brasileiros. O anúncio oficial foi feito após o site "O Antagonista" noticiar que o presidente da estatal, Roberto Castello Branco, enviou nota afirmando que a petroleira não pegará mais dinheiro com o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Banco do Brasil.
"Já determinei que a Petrobras não opere com bancos públicos, pois os recursos da sociedade não podem ser empregados para subsidiar grandes empresas que têm fácil acesso aos mercados financeiros, e muito menos companhias estatais. Pagaremos as dívidas com BNDES e BB", traz a nota divulgada pelo Antagonista.
Ainda de acordo com a assessoria da Petrobras, o entendimento é de "que grandes empresas que dispõem de fácil acesso aos mercados financeiros não precisam ser subsidiadas com recursos públicos que deveriam ser investidos em programas em prol da sociedade".
Papéis da Petrobras operavam no positivo no último pregão da semana. Por volta das 17 horas, as ações ordinárias subiam 1,04%, enquanto as preferenciais ganhavam 0,99%.
*Com Estadão Conteúdo.