A Petrobras anunciou na noite desta segunda-feira, 21, que o governo indicou o professor Nivio Ziviani para exercer o cargo de membro do Conselho de Administração da companhia.
De acordo com o comunicado da estatal, a indicação será agora submetida aos procedimentos internos de governança corporativa, incluindo análises de conformidade e integridade necessárias ao processo sucessório da Petrobras, que envolvem apreciação pelo Comitê de Indicação, Remuneração e Sucessão do Conselho de Administração, pelo Conselho de Administração e, posteriormente pela Assembléia Geral de Acionistas.
Nome técnico
A petroleira também afirmou em nota que a chegada de Ziviani está alinhada com a ênfase dada à tecnologia da informação no processo de transformação da empresa. Atualmente, a Petrobras sustenta uma proposta de maximizar a geração de valor para os acionistas.
Ziviani é graduado em Engenharia Mecânica pela UFMG, com mestrado em Informática pela PUC-RJ e Ph.D. em Computer Science pela Universidade de Waterloo, Canadá. Ele também foi professor Titular do Departamento de Ciência da Computação da UFMG, sendo Professor Emérito desde 2005 e membro titular da Academia Brasileira de Ciências desde 2007. Recebeu ao longo de sua carreira vários prêmios e honrarias, entre elas a Ordem Nacional do Mérito Científico, nas classes de Comendador (2007) e Grã Cruz (2018).
Como empreendedor fundou várias empresas, como Kunumi, Neemu, Akwan Information Technologies e Miner Technology Group. O Professor Ziviani é também co-criador da máquina de busca TodoBR.
*Com Estadão Conteúdo.