Site icon Seu Dinheiro

Não trabalhem contra o Brasil, tenham paciência, diz Guedes

O ex-ministro da Economia, Paulo Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, pediu nesta segunda-feira, 12, "paciência" com o governo Jair Bolsonaro. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) já aponta uma recessão técnica da economia.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"Deixem um governo liberal ter uma chance, esperem quatro anos. Não trabalhem contra o Brasil, tenham um pouco de paciência. Esperem a vez de vocês", afirmou Guedes, em debate sobre a medida provisória 881, da "Liberdade Econômica", promovido pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ).

Mais cedo, o Banco Central divulgou que após avançar 1,10% em maio (dado revisado), a economia brasileira teve nova alta em junho deste ano. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br) avançou 0,30% em junho ante maio, na série com ajuste sazonal.

Foi a segunda elevação registrada no governo de Jair Bolsonaro. Em contrapartida, o mesmo indicador registrou baixa de 0,13% no acumulado do segundo trimestre de 2019, na comparação com o primeiro trimestre, pela série ajustada.

MP da Liberdade

Guedes ainda afirmou que Medida Provisória 881, da "Liberdade Econômica", é uma mudança conceitual que faz parte das reformas que o atual governo quer fazer. O texto deve ser votado na terça-feira, 13, no plenário da Câmara dos Deputados.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O ministro da Economia defendeu a MP que, segundo ele, reduz a burocracia estatal para que os empreendedores abram empresas e dá mais segurança jurídica aos negócios.

"Ninguém pode ser proibido de criar empresas, isso tem que ser permitido imediatamente. As nações que perseguiram os empresários se desintegraram economicamente", afirmou. O ministro repetiu parte do seu discurso usual e voltou a atacar a oposição, sindicatos e os governos anteriores do País.

"Os mesmos que impedem as reformas de acontecer ficam apontando para o desemprego atual. São 40 anos de desaforo, de dirigismo, atrasando o crescimento econômico", afirmou Guedes. "O sindicalismo nasceu para preservar seus próprios benefícios em regimes de mercados fechados".

Para o ministro, o que garante funcionamento das democracias é a independência entre os poderes, assim como os mercados também funcionam de forma descentralizada.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Enquanto o peronismo venceu neste fim de semana as primárias na Argentina, Guedes ainda fez uma crítica ao grupo político do país vizinho. "A Argentina já foi a sexta renda per capita do mundo e, desde o Peronismo, só afunda", considerou Guedes.

*Com Estadão Conteúdo 

Exit mobile version