Menu
2019-05-21T12:22:45-03:00
Estadão Conteúdo
Setor segue sem otimismo

Confiança do consumidor volta a subir em abril, mostra pesquisa CNDL/SPC Brasil

Apesar do crescimento, o índice segue abaixo de 50 pontos, o mínimo para que o resultado aponte uma percepção otimista do consumidor

21 de maio de 2019
12:22
Varejo
Varejo -

O índice de confiança do consumidor medido pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) voltou a subir em abril, mostra pesquisa obtida em primeira mão pelo Broadcast, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado. O indicador marcou 46,9 pontos, depois de ter atingido 45,6 pontos em março - abaixo dos 49 pontos registrados em fevereiro.

Apesar do crescimento, o índice segue abaixo de 50 pontos, o mínimo para que o resultado aponte uma percepção otimista do consumidor. A escala vai de zero a 100. Em abril do ano passado, a confiança estava ainda mais baixa, a 42 pontos.

Para o presidente da CNDL, José César da Costa, a lenta recuperação da economia segue afetando o bolso do consumidor e acaba refletindo o quadro de confiança ainda baixa. "Para que a retomada da confiança se consolide, será preciso que o consumidor sinta alguma melhora no momento atual, com o aumento da oferta de vagas de emprego e o avanço da sua renda", analisa.

A pesquisa mostra também que aqueles que consideram o cenário econômico ruim ou muito ruim, embora sejam maioria entre os entrevistados, com 61% de participação, são uma fatia menor do que em março, quando representavam 66%. Os que acham situação boa ou muito boa, que eram 4% em março, subiram para 7% no mês passado.

O mesmo movimento foi observado na pergunta sobre a situação financeira do consumidor. Aqueles que afirmam que o momento é ruim ou péssimo caíram de 41% em março para 38% em abril. Na outra ponta, os consumidores que consideram a situação boa ou ótima subiram de 12,5% para 13,6%.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Que pi… é essa?

Eu decidi sair do banco, mas não queria entrar em uma enrascada. Bem, acredito que eu tenha encontrado um portal para fugir dessa Caverna do Dragão das finanças. E cá estou para explicar essa descoberta.

polêmica

Governo barra novo cadastro para auxílio

A estratégia do governo já desperta críticas de organizações da sociedade civil, que consideram urgente a abertura de um novo prazo para pedidos de auxílio

Tombo grande

Elon Musk perde US$ 27 bilhões em uma semana após tombo da Tesla

Mesmo com o tompo gigantesco, Musk segue como segundo homem mais rico do mundo, atrás apenas de Jeff Bezos, o fundador da Amazon

Expansão

3R Petroleum fecha parceria com DBO para aquisições de campos offshore

Com a parceria, a DBO se tornará acionista minoritária da OP, que seguirá sob controle da 3R

Boletim médico

Covid-19: mortes ultrapassam 264 mil e casos chegam a quase 11 milhões

Os dados estão na atualização diária do Ministério da Saúde, divulgada na noite deste sábado (6)

ESTRADA DO FUTURO

A mentira envolvendo o Clubhouse e o Tinder que rendeu 400% de valorização

Os mercados estão longe de serem perfeitos, e hoje vou te contar uma história real que envolve duas das empresas mais quentes no setor de mídias sociais: o “Clubhouse” e o “Tinder”.

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies