Em viagem à Israel, o presidente Jair Bolsonaro afirmou hoje (1) em sua rede social que Brasil e Israel firmaram seis acordos de cooperação. Desses, quatro são relativos à segurança pública, ciência e tecnologia, defesa e serviços aéreos.
Brasil e Israel firmam 6 acordos de cooperação: quatro relativos a segurança pública, questões relacionadas à ciência e tecnologia, defesa e a serviços aéreos. No que se refere a segurança pública, foi firmada parceria de prevenção e combate ao crime organizado.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) April 1, 2019
Bolsonaro destacou que, no quesito segurança pública, foi firmada uma parceria de prevenção e combate ao crime organizado, mas não deu detalhes.
Ele também disse que estabeleceu um acordo de cooperação entre o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e a Autoridade Nacional de Cybersegurança de Israel (INCD) para fortalecer a área de cibersegurança.
Com relação à defesa, o intuito é promover a cooperação entre as partes em matérias relacionadas a pasta. No que tange aos serviços aéreos, a intenção é concluir um acordo com o propósito de estabelecer e explorar serviços aéreos entre seus respectivos territórios.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) April 1, 2019
Já no quesito aéreo, Bolsonaro disse que a intenção é concluir um acordo que busque estabelecer e explorar os serviços aéreos entre os dois países.
O presidente ainda afirmou que fez outro acordo em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) para fortalecer a cooperação econômica entre os países por meio de aplicações tecnológicas conjuntas com o objetivo de desenvolver programas e projetos na área de pesquisa e estabeleceu um plano de ajuda mútua na área de saúde.