Quando você busca uma nova empresa para investir, muito provavelmente irá procurar alguns aspectos que a diferenciem no mercado. Qual a sua situação política e econômica? Como as outras pessoas veem suas atividades?
Na hora de escolher um país para investir, o processo costuma ser o mesmo. O grupo do Banco Mundial selecionou alguns critérios que levam uma empresa a investir em um determinado local, como a disponibilidade de recursos naturais, mercados, eficiência produtiva e ativos estratégicos.
E para facilitar o trabalho de quem busca uma nova aventura para o dinheiro, o U.S News & World Report selecionou alguns parâmetros utilizados pelo Banco Mundial e criou o ranking dos melhores países para se investir em 2019.
Método
Após uma pesquisa de percepção global feita com mais de 21 mil pessoas, onde os entrevistados analisaram mais de 65 aspectos nacionais, a entidade selecionou os países mais bem pontuados entre 7 mil executivos e empreendedores.
A pontuação foi dividida em oito categorias: corrupção, dinamismo, estabilidade econômica, espírito empreendedor, cenário fiscal favorável, inovação, mão-de-obra especializada, expertise tecnológica e dinamismo.
Em comparação com o ano passado, a lista de 2019 tem algumas surpresas. Enquanto em 2018 o TOP 5 era composto por Filipinas, Indonésia, Polônia, Malásia e Singapura, neste ano nenhum dos países aparece nas primeiras posições.
Nesta edição do ranking, nosso vizinho Uruguai ocupa a primeira posição, seguido pela Arábia Saudita, foco de tensão em torno do petróleo nos últimos dias. Na terceira posição, a Costa Rica representa a América Central. O Grão-Ducado de Luxemburgo e a Índia fecham o top 5.
Mesmo com os recentes turbilhões políticos e econômicos enfrentados nos últimos anos, o Brasil também aparece na lista. Na vigésima posição, o país ainda se destaca pela sua cultura acessível e sua colocação como um dos principais polos turísticos mundiais.
Os melhores países para se investir