O presidente do Federal Reserve (Fed), banco central americano, Jerome Powell, afirmou que está pronto para atuar se a guerra comercial e outros assuntos afetarem a economia americana.
O discurso de Powell foi disponibilizado pelo Fed e antes de entrar no assunto de sua palestra, ele pediu licença para falar sobre os recentes desenvolvimentos envolvendo negociações comerciais e outros assuntos.
“Não sabemos como ou quando esses problemas serão resolvidos. Estamos monitorando de perto a implicação desses eventos sobre as perspectivas econômicas americanas e, como sempre, vamos atuar de forma apropriada para sustentar a expansão, com um mercado de trabalho forte e inflação próxima de nossa meta simétrica de 2%”, afirmou.
A fala de Powell, estimulou o movimento de alta dos mercados americanos, com o Dow Jones subindo 1,7%, enquanto o Nasdaq e o S&P 500 avançavam 1,95% e 1,5%, respectivamente.
A próxima reunião do Fed acontece nos dias 18 e 19 de junho. A taxa básica está entre 2,25% e 2,5% ao ano desde dezembro do ano passado.
Ontem, o mercado já tinha tomado impulso depois da fala do diretor do Fed de Saint Louis, James Bullard, de que um corte de juros poderia se fazer necessário, em breve, em função dos riscos que a economia americana enfrenta em função do acirramento da guerra comercial e da inflação baixa.
O tema central da palestra de Powell é a revisão de longo prazo na estratégia de política monetária e comunicação do Fed.