Site icon Seu Dinheiro

PMI composto da zona do euro sobe a 51,8 em maio; varejo tem leve queda

Zona do Euro, União Europeia

Bandeira da União Europeia

O índice de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) composto da zona do euro subiu de 51,5 em abril para 51,8 em maio, atingindo o maior nível em três meses.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O índice, divulgado em pesquisa pela IHS Markit, engloba os setores de serviços e industrial. As leituras acima de 50 indicam expansão da atividade.

O resultado de maio ficou acima da leitura prévia de maio e da previsão de analistas consultados pelo The Wall Street Journal, de 51,6 em ambos os casos.

Apenas o PMI de serviços da zona do euro aumentou marginalmente, de 52,8 em abril para 52,9 em maio. A estimativa preliminar também era menor, de 52,5.

Vendas no varejo tem leve queda

Outro dado divulgado nesta quarta-feira, 5, da zona do euro refere-se às vendas no varejo. Segundo a agência oficial de estatísticas da União Europeia, a Eurostat, as vendas no setor registraram queda de 0,4% em abril ante março.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Analistas consultados pelo Wall Street Journal previam queda menor, de 0,2%. Na comparação anual, o setor varejista da região ampliou as vendas em 1,5% em abril.

Inflação ao produtor abaixo do esperado

O índice de preços ao produtor (PPI, na sigla em inglês) da zona do euro caiu 0,3% em abril ante março,ainda segundo a Eurostat. O resultado surpreendeu analistas consultados pelo The Wall Street Journal, que previam alta mensal de 0,3%.

Na comparação anual, o PPI do bloco subiu 2,6% em abril, ante projeção do mercado de ganho de 3,2%.

Excluindo-se custos de energia, o núcleo do PPI avançou 0,2% em abril ante março e registrou acréscimo de 1,2% no confronto anual, informou a Eurostat.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

*Com Estadão Conteúdo 

Exit mobile version