Site icon Seu Dinheiro

Petroleira saudita diz que pretende retomar um terço da produção até esta segunda

Tanques de petróleo

A estatal de petróleo da Arábia Saudita, conhecida como Aramco, espera restaurar até esta segunda-feira, 15, cerca de um terço da produção, disseram autoridades sauditas.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

As atividades foram interrompidas devido a um ataque contra suas unidades no último sábado 14. Parou-se a produção de 5,7 milhões de barris por dia, e as autoridades esperam retomar totalmente as atividades em poucos dias.

Enquanto isso, o país terá que utilizar parte dos estoques e compensar o processamento com outras unidades não atingidas.

Um dos principais alvos do ataque foi uma grande planta de processamento de petróleo em Abqaiq.

"Acredito que vamos ter a retomada na produção de 2 milhões de barris amanhã", disse uma pessoa familiarizada com o assunto.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Mísseis

A companhia nacional de petróleo saudita indicou que suas instalações foram atingidas por mísseis, disseram pessoas familiarizadas com o assunto.

Uma avaliação do governo dos EUA determinou que até 15 estruturas em Abqaiq sofreram danos.

O CEO da Aramco, Amin Nasser, disse nesta segunda-feira que está em andamento um trabalho para restaurar a produção. A empresa emitirá uma atualização de progresso na próxima terça.

Levará semanas para retornar à capacidade total de produção nas instalações danificadas, de acordo com pessoas familiarizadas com as estimativas de danos na Arábia Saudita.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

"É definitivamente pior do que esperávamos nas primeiras horas após o ataque. Mas estamos nos certificando de que o mercado não sofra escassez até estarmos totalmente on-line", disse uma autoridade saudita.

*Com Dow Jones Newswires e Estadão Conteúdo

Exit mobile version