Site icon Seu Dinheiro

Cotações do petróleo sobem depois de derrubada de drone americano pelo Irã

Barril de petróleo e mapa-múndi.

Barril de petróleo e mapa-múndi.

Em meio à escalada da tensão diplomática entre Irã e Estados Unidos, a guarda revolucionária do país do Oriente Médio derrubou um drone americano nesta quinta-feira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Forças iranianas informaram que o drone foi derrubado porque estava invadindo o espaço aéreo do país. Mas autoridades americanas disseram que a queda aconteceu em espaço aéreo internacional.

A notícia da derrubada do drone fez as cotações do petróleo dispararem nos mercados internacionais. Por volta das 10h10, o WTI subia 4,34%, para US$ 56,31 por barril, na New York Mercantile Exchange (Nymex).

O mais novo incidente acontece depois de ataques a dois navios petroleiros no Golfo de Omã na semana passada. Os EUA acusam o Irã de promover o ataque, mas Teerã nega envolvimento.

As tensões entre os dois países vêm aumentando desde que o presidente dos EUA, Donald Trump, decidiu retirar Washington do acordo nuclear internacional firmado com o Irã em 2015.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

O Irã quadruplicou sua produção de urânio de baixo enriquecimento e ameaçou elevar o enriquecimento a níveis mais altos, tentando pressionar a Europa por novos termos para o acordo nuclear de 2015. Nas últimas semanas, os EUA aceleraram o envio de um porta-aviões e de mais soldados para o Oriente Médio diante da escalada das tensões com os iranianos.

*Com agências internacionais

Exit mobile version