Na manhã desta segunda-feira (02), o presidente americano Donald Trump utilizou o Twitter para anunciar a retomada imediata de tarifas sobre a importação de aço e alumínio de Brasil e da Argentina. O anúncio pode causar algum estresse nos mercados hoje.
Após a escalada recente do dólar, Trump acusou os países de desvalorizarem as suas moedas, o que seria prejudicial aos produtores agrícolas americanos.
Em novembro, a moeda americana apresentou uma valorização de 5,77% no mês e fechou cotado a R$ 4,24.
No tuíte, o presidente também voltou a apelar ao Federal Reserve. Segundo ele, a entidade precisa agir e reduzir as taxas de juros para que os países 'não tirem vantagem do nosso dólar forte'.
.....Reserve should likewise act so that countries, of which there are many, no longer take advantage of our strong dollar by further devaluing their currencies. This makes it very hard for our manufactures & farmers to fairly export their goods. Lower Rates & Loosen - Fed!
CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE— Donald J. Trump (@realDonaldTrump) December 2, 2019
Respostas
O presidente Jair Bolsonaro se manifestou sobre o assunto. Segundo ele, "se for o caso" conversará com o presidente dos EUA.
"Vou conversar com Paulo Guedes. Se for o caso ligo para o Trump. Tenho um canal aberto com ele. Converso com Paulo Guedes e depois dou uma resposta. Para não ter de recuar, tá ok?"
Por volta das 15 horas, os Ministérios da Economia, Agricultura e Relações Exteriores divulgaram uma nota em conjunto e nela afirmaram que o governo já está em contato com interlocutores nos Estados Unidos para debaterem sobre o tema.
"O governo trabalhará para defender o interesse comercial brasileiro e assegurar a fluidez do comércio com os EUA, com vistas a ampliar o intercâmbio comercial e aprofundar o relacionamento bilateral, em benefício de ambos os países."
*Com Estadão Conteúdo.