Site icon Seu Dinheiro

Após escalada recente do dólar, Donald Trump anuncia retomada de tarifas sobre o aço brasileiro e argentino

donald trump djt ações lockup

Na manhã desta segunda-feira (02), o presidente americano Donald Trump utilizou o Twitter para anunciar a retomada imediata de tarifas sobre a importação de aço e alumínio de Brasil e da Argentina. O anúncio pode causar algum estresse nos mercados hoje.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Após a escalada recente do dólar, Trump acusou os países de desvalorizarem as suas moedas, o que seria prejudicial aos produtores agrícolas americanos.

Em novembro, a moeda americana apresentou uma valorização de 5,77% no mês e fechou cotado a R$ 4,24.

No tuíte, o presidente também voltou a apelar ao Federal Reserve. Segundo ele, a entidade precisa agir e reduzir as taxas de juros para que os países 'não tirem vantagem do nosso dólar forte'.

Respostas

O presidente Jair Bolsonaro se manifestou sobre o assunto. Segundo ele, "se for o caso" conversará com o presidente dos EUA.

"Vou conversar com Paulo Guedes. Se for o caso ligo para o Trump. Tenho um canal aberto com ele. Converso com Paulo Guedes e depois dou uma resposta. Para não ter de recuar, tá ok?"

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Por volta das 15 horas, os Ministérios da Economia, Agricultura e Relações Exteriores divulgaram uma nota em conjunto e nela afirmaram que o governo já está em contato com interlocutores nos Estados Unidos para debaterem sobre o tema.

"O governo trabalhará para defender o interesse comercial brasileiro e assegurar a fluidez do comércio com os EUA, com vistas a ampliar o intercâmbio comercial e aprofundar o relacionamento bilateral, em benefício de ambos os países."

*Com Estadão Conteúdo.

Exit mobile version