O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta terça-feira (31) que assinará a fase 1 do acordo com a China em 15 de janeiro, em cerimônia na Casa Branca. Ele disse que representantes do alto escalão chinês estarão presentes.
Na segunda-feira, 30, o jornal South China Morning Post informou por fontes que o principal negociador do lado chinês, o vice-primeiro-ministro Liu He, irá a Washington no Sábado (4) e deve permanecer no país por "alguns dias".
Trump acrescentou ainda que, em uma data futura após a assinatura do que ficou conhecido como "fase 1", irá à Pequim para começar as negociações da próxima etapa - ou "fase 2".
EUA e China fecharam a primeira fase do acordo no último dia 13, após meses de negociação. Os detalhes finais do acerto ainda não são conhecidos, mas o consenso já foi suficiente para deixar os mercados globais mais otimistas.
O anúncio do acordo também evitou que uma nova rodada de taxações sobre produtos chineses fosse imposta pelo governo americano antes do Natal.
*Com Estadão Conteúdo