Em um pronunciamento no Jardim de Rosas da Casa Branca que começou com 45 minutos de atraso, ele disse que assinará um projeto de lei com um orçamento-tampão para financiar por três semanas os órgãos governamentais paralisados desde 22 de dezembro.
Trump afirmou ter pedido ao líder da maioria republicana no Senado, Mitch McConnell, que leve a proposta orçamentária acordada com os democratas ao plenário da Casa "imediatamente".
Segundo o presidente americano, os líderes oposicionistas se disseram a favor de segurança na fronteira "completa" e teriam reconhecido que ter "algum tipo de barreira" na fronteira" será "uma parte importante da solução".
O shutdown começou justamente pelo fato de que Trump exigia verba para construir um muro na divisa como México como condição para sancionar qualquer proposta orçamentária, ideia refutada até aqui de forma intransigente pelos democratas.
"Trabalhando com democratas e republicanos, podemos chegar a um acordo" para aprovar um orçamento para o restante do ano fiscal de 2019, pontuou Trump.