No dia 18 de abril, o Société Générale, um dos maiores bancos europeus, emitiu um título coberto (“obligation de financement de l’habitat”, ou OFH, na sigla em francês) na forma de um security token, registrado diretamente no blockchain da Ethereum.
O OFH token foi classificado com rating máximo, Aaa e AAA, pelas renomadas agências de risco Moody’s e Fitch respectivamente, o que confere ainda mais credibilidade ao ativo.
A operação é resultado de um primeiro projeto piloto feito pelo banco, por meio de uma de suas 60 startups que participam do programa de empreendedorismo do grupo.
A Societe Generale FORGE desenvolve soluções de negócios disruptivas utilizando-se da tecnologia blockchain, com o intuito de criar novos produtos e atividades no mercado de capitais digital.
Segundo o banco, o processo de emissão via blockchain é mais eficiente, apresenta maior escalabilidade, traz maior transparência e torna mais rápido o processo de transferência e custódia dos ativos, além de reduzir os custos de transação devido à redução de intermediários.
O banco não é o primeiro a emitir um título do tipo. O brasileiro BTG Pactual divulgou, ainda em março, a emissão do token ReitBZ, lastreado por imóveis com risco de crédito, também fazendo uso do blockchain da Ethereum.
As duas emissões vão ao encontro do movimento que antecipamos para os nossos assinantes da Empiricus.