Site icon Seu Dinheiro

Trump diz que EUA estão próximos de um acordo com a China

Guerra comercial entre China e Estados Unidos

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, foi há pouco ao Twitter para dizer que um acordo "grande" com a China estaria "muito próximo". "Estamos MUITO perto de um ACORDO GRANDE com a China. Eles querem isso, nós também!", escreveu apenas ele.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A mensagem é publicada às vésperas da entrada em vigor, prevista para o dia 15, de novas tarifas americanas sobre produtos chineses. Ao mesmo tempo, os dois países negociam a "fase 1" de um acordo comercial bilateral e há especulações sobre se isso poderia incluir um recuo sobre essas tarifas.

Em meio ao tuíte de Trump, a imprensa americana relata que negociadores dos Estados Unidos ofereceram um corte de até 50% nas tarifas sobre US$ 360 bilhões em produtos chineses, bem como o cancelamento de uma nova rodada de tarifas previstas para entrar em vigor neste domingo, segundo pessoas ligadas ao assunto.

As fontes disseram que as ofertas foram feitas nos últimos cinco dias, aproximadamente, mas em troca Washington exigia compromissos firmes de Pequim sobre a compra de grandes quantidades de produtos agrícolas e outros, melhor proteção a direitos de propriedade intelectual americanos e maior acesso ao setor de serviços financeiros da nação asiática.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Caso a China não venha a cumprir seus compromissos, as tarifas retornariam aos patamares originais, segundo as fontes.

*Com Estadão Conteúdo e Dow Jones Newswires.

Exit mobile version