De todos os programas criados pelos governos petistas, um dos mais polêmicos sem dúvida é o Bolsa Empresário, como ficou conhecida a política de financiamentos do BNDES a grandes empresas com juros bem camaradas.
A estimativa é que os subsídios, ou seja, os recursos públicos usados para tornar esses empréstimos mais baratos, superaram os de programas sociais como o Bolsa Família.
Os defensores dessa política defendem, por outro lado, que os recursos ajudaram a financiar projetos de investimento que geraram empregos.
O tema voltou aos holofotes nesta semana, com a divulgação da lista de empresários que tomaram dinheiro emprestado do BNDES para comprar jatinhos da Embraer no período de 2009 a 2014.
A relação inclui nomes como o governador de São Paulo, João Doria, e o apresentador Luciano Huck.
Coincidência ou não, a divulgação da lista ocorreu dias depois que o apresentador (e possível candidato à Presidência) fez críticas ao governo Bolsonaro. A notícia que ajudou a apimentar o debate político foi a mais lida do Seu Dinheiro nesta semana.
Antes de você conferir as demais campeãs de audiência, recomendo também a leitura desta matéria da Julia Wiltgen. Ela fez as contas sobre como anda o rendimento do FGTS, que poderá (ou não) superar o da caderneta de poupança depois da mudança recente nas regras.
Veja as 5 notícias mais lidas da semana:
1 - BNDES divulga nomes de compradores de jatinhos da Embraer
2 - Jeff Bezos: paciência para esperar o lucro da Amazon fez o maior bilionário do mundo
3 - De olho nos hermanos: Minerva e CVC são brasileiras mais expostas ao fogo argentino
4 - Sob pressão financeira, Oi procura bancos para encontrar saída
5 - Consultoria do Senado diz que indicação de Eduardo Bolsonaro configura nepotismo
Um ótimo sábado pra você.
Aquele abraço!