Menu
2019-12-04T14:11:15-03:00
Só no ano que vem

Para Bernard Appy, reforma tributária não está morta, ficou para 2020

PEC 45 tem como principal objetivo a unificação de tributos federais (PIS, Cofins e IPI), estaduais (ICMS) e municipais (ISS)

4 de dezembro de 2019
13:11 - atualizado às 14:11
Bernard Appy
Bernard Appy - Imagem: Leo Martins

O economista e autor da proposta da reforma tributária em tramitação na Câmara dos Deputados, Bernard Appy, discordou nesta quarta-feira, 4, de que a reforma tributária esteja morna. "A reforma não está morna. Está certo que ela ficou para o ano que vem. No primeiro trimestre de 2020 é que veremos se a reforma tributária está morna ou não", disse Appy durante participação no Seminário de Produtividade e Reformas, organizado pelo Grupo Estado, em parceria com o Instituto Brasileiro de Economia (Ibre) da Fundação Getúlio Vargas (FGV).

Membro do Centro de Cidadania Fiscal, Appy é autor do estudo em que se baseia a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 45, de autoria do deputado Baleia Rossi (MDB-SP).

A PEC 45 tem como principal objetivo a unificação de tributos federais (PIS, Cofins e IPI), estaduais (ICMS) e municipais (ISS).

O novo tributo, batizado de Imposto sobre Bens e Serviços (IBS), replicará no Brasil o modelo do Imposto sobre Valor Agregado (IVA), aplicado em outros países.

No mesmo evento, a economista do Ibre, Silvia Matos, fez o lançamento do site Observatório da Produtividade, que reunirá uma ampla base de dados sobre produtividade para a economia brasileira.

Comentários
Leia também
A REVOLUÇÃO 3.0 DOS INVESTIMENTOS

Quem é a Pi

Uma plataforma de investimentos feita para ajudar a atingir seus objetivos por meio de uma experiência #simples, #segura, #acessível e #transparente.

reviravolta na bolsa

Esta ação era patinho feio – agora é cisne!

Procurei 16 corretoras nos últimos dias para saber quais são suas três principais apostas para o mês de julho. A resposta está aqui

de olho na demanda

Consumo de combustíveis cai 23,8% em maio, diz Unica

Na comparação com os registros de abril, em contrapartida, o volume consumido no mês registrou uma alta de 8,14%, com 3,38 bilhões de litros

Segue o jogo

Caixa ignora crise e mantém prestação de mutuário de baixa renda

Procurada, a Caixa disse que “atua na qualidade de gestor operacional e que cumpre determinações do gestor do programa” – que é o Ministério do Desenvolvimento Regional

propostas do governo

Nova Carteira Verde e Amarela simplifica contratação

Ministério da Economia quer tirar os trabalhadores da informalidade – um contingente de 38 milhões de “invisíveis”

balanço do ano

Queda de juros e crise empurram brasileiro para aplicações no exterior

Dados do Banco Central mostram forte crescimento de aplicação de recursos em fundos e em ações em outros países desde o início do ano

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements