Site icon Seu Dinheiro

Assistente virtual do Banco Central ajuda a conhecer melhor sua vida financeira

Montagem com fachada de agências dos bancos Santander, Itaú, Bradesco e Banco do Brasil

Fachada de agências dos bancos Santander, Itaú, Bradesco e Banco do Brasil

O Banco Central (BC) lançou um assiste virtual para ajudar o cidadão a ter acesso a informações sobre seu relacionamento com instituições financeiras, dívidas e financiamentos em aberto, operações de câmbio e outras informações de sua vida financeira.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A ferramenta batizada de Din funciona como uma conversa guiada e auxilia no entendimento e obtenção de informações que estão no Registrato, sistema que centraliza informações sobre empréstimos, financiamentos e outras modalidades de crédito, acima de R$ 200,00, em cada instituição financeira. Esse sistema também lista as instituições financeiras onde o cliente tem conta corrente, poupança e investimentos e ainda mostra as operações de câmbio e transferências internacionais vinculadas a um CPF ou CNPJ.

Em nota, o BC acrescenta que o Din também ajuda o cidadão a consultar certidão de que não possui nenhum relacionamento com instituições financeiras. Algo necessário para comprovar, por exemplo, hipossuficiência financeira, exigida para receber financiamento estudantil e para ter acesso à justiça gratuita.

Segundo o BC, cerca de um terço dos pedidos de informação encaminhados ao órgão são sobre dados já disponíveis no Registrato.

“O novo canal de comunicação tem como objetivo facilitar o acesso do cidadão às suas informações. A vantagem do assistente virtual é que a interação pode ser feita a qualquer momento, 24 horas por dia, inclusive nos fins de semana, e a resposta é imediata”, diz o BC em nota.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Ainda de acordo com o BC, o Din evoluirá, em breve, para ajudar com outros assuntos que envolvam o cidadão.

Para acessar o Registrato e o Din clique aqui. Se ainda restarem dúvidas, o cidadão pode entrar em contato com os canais de atendimento tradicionais do Banco Central, por meio do telefone 145 ou pelo site.

Exit mobile version