2019-12-17T17:42:45-03:00
Estadão Conteúdo
Novidade no ar

SP ganha primeiro aeroporto de aviação executiva

São Paulo Catarina Aeroporto (SPCA tem capacidade para 200 mil pousos e decolagens domésticos e internacionais por ano

17 de dezembro de 2019
17:42
Avião
Imagem: Shutterstock

O grupo JHSF inaugurou na segunda-feira, 16, o primeiro aeroporto privado voltado à aviação executiva do Brasil, no município de São Roque (SP), a cerca de 60 km da capital. O São Paulo Catarina Aeroporto (SPCA), às margens da Rodovia Castelo Branco, tem capacidade para 200 mil pousos e decolagens domésticos e internacionais por ano.

O empreendimento foi construído e será gerido pela JHSF, dona de marcas dos ramos hoteleiro e imobiliário como Fasano e o Shopping Cidade Jardim. José Auriemo Neto, presidente do conselho do grupo, afirmou que o projeto representa um avanço para novos setores. "Esse aeroporto foi pensado há dez anos, depois que identificamos uma oportunidade de contribuir para a melhoria da aviação executiva e de atender os clientes que já conheciam nossa empresa nos setores de alta renda que atuamos."

O aeroporto faz parte do Empreendimento Urbanístico Integrado Catarina, com 7 milhões de metros quadrados, que inclui outlet de grifes internacionais da JHSF. O Catarina poderá receber os maiores jatos de aviação executiva do mundo. A pista de pouso tem 2,47 km de extensão, maior que a do Aeroporto de Congonhas, com 1,94 km. O espaço tem 6 mil metros quadrados de hangares e 21,6 mil metros quadrados de pátio, além de um heliponto.

O governador de São Paulo, João Doria, afirmou que, no médio prazo, o Catarina deve absorver o fluxo do Aeroporto Campo de Marte, no centro da capital. "Vamos estabelecer um cronograma com o ministro Tarcísio Gomes de Freitas para a desativação completa do aeroporto. O formato e o período serão anunciados em janeiro", afirmou. A previsão é de que o Campo de Marte receba apenas helicópteros no futuro.

Investidor em aviação executiva, o presidente do grupo CB, Michael Klein, disse que o Catarina deve receber a demanda reprimida de jatos executivos pela falta de infraestrutura. "O Aeroporto de Congonhas já está um pouco saturado. A aviação comercial ocupa muito espaço e não sobra para a aviação executiva." Klein é o principal acionista da Via Varejo, dona das redes Casas Bahia e Ponto Frio.

Polêmica

A obra do aeroporto durou seis anos e teve sua inauguração adiada diversas vezes em meio a denúncias de irregularidades. O ex-governador de Minas Gerais Fernando Pimentel (PT) foi condenado em primeira instância pela Justiça Eleitoral de Minas a 10 anos e 6 meses de prisão por tráfico de influência e lavagem de dinheiro no período em que foi ministro do governo de Dilma Rousseff. Os crimes teriam relação com o projeto do aeroporto. Em depoimento à Justiça, Pimentel negou as acusações.

A JHSF diz que não foi apresentada denúncia contra a companhia e que não faz parte do processo.

*Com informações do jornal O Estado de S. Paulo.

Quer nossas melhores dicas de investimentos de graça em seu e-mail? Clique aqui e receba a nossa newsletter diariamente
Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

BITCOIN (BTC) HOJE

Bitcoin (BTC) cai hoje, mas projeções para mercado de criptomoedas permanecem otimistas, segundo analistas; Cardano (ADA) dispara mais de 8%

Qualquer gatilho neste momento pode desencadear uma alta de preços e um novo bull market das criptomoedas

EXILE ON WALL STREET

Você quer ser reconhecido ou quer ganhar dinheiro? Entenda por que estar na moda nem sempre significa lucrar

O objetivo do investidor não deveria ser estar na moda nem ser reconhecido em conversas pseudointeligentes, uma vez que os ciclos não necessariamente se repetem à frente

Insights para lucrar

VOTAÇÃO: Qual o investimento mais atrativo para o seu patrimônio em 2022?

Seu Dinheiro abre espaço de diálogo entre investidores para cada um saber o que o outro pensa sobre bolsa, criptomoedas, renda fixa e muito mais; vote

BRASILEIRO NÃO DESISTE NUNCA

Longe do fim: Aliansce Sonae (ALSO3) avisa que vai insistir na fusão com a brMalls (BRML3)

Negócio bilionário entre as gigantes rivais daria origem à maior administradora de shoppings da América Latina

TRÉGUA CLIMÁTICA

Depois da Usiminas, Vale anuncia retomada gradual das atividades após chuvas devastadoras em MG

Retorno parcial das operações coincide com trégua nos temporais que deixaram dezenas de mortos e milhares de desabrigados no Estado