Site icon Seu Dinheiro

Petrobras, Itaú Unibanco e CSN: os destaques do Ibovespa nesta quarta-feira

Letreiro da Petrobras em frente a prédio

Letreiro da Petrobras em frente a prédio

As ações da Petrobras fecharam em alta nesta quarta-feira (4) e ajudaram a empurrar o Ibovespa aos 110 mil pontos pela primeira vez na história. Papéis do setor bancário — em especial Itaú Unibanco PN (ITUB4) — e de siderúrgicas, como CSN ON (CSNA3), também apareceram entre os destaques positivos.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Dois fatores ajudam a explicar o comportamento desses ativos: o bom humor externo, que deu forças às commodities, e o otimismo dos agentes financeiros em relação à economia local — você pode ler mais sobre a influência desses pontos na sessão de hoje em nossa cobertura completa dos mercados.

Os papéis da Petrobras, por exemplo, foram beneficiados pela alta firme do petróleo no exterior. O contrato do Brent com vencimento em fevereiro avançou 3,58%, e o WTI para janeiro valorizou 4,15%. Nesse cenário, as ações PN da estatal (PETR4) subiram 2,35%, enquanto as ONs (PETR3) tiveram ganho de 1,22%.

Essa alta expressiva do petróleo é influenciada pela percepção de que Estados Unidos e China estão mais próximos de uma certo no front da guerra comercial, mas não só isso. A reunião semanal da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados — grupo conhecido como Opep+ — teve início hoje, e há a expectativa quanto a um acerto para o corte na oferta da commodity. A Petrobras, assim, pega carona nesse contexto.

Siderurgia e mineração em alta

Ações das siderúrgicas e mineradoras também tiveram uma sessão positiva, influenciadas pela melhora nos dados referentes à indústria e ao setor de serviços da China, o principal consumidor global de minério de ferro e aço. E, com a evolução nos números, há a leitura de que a demanda por tais produtos tende a aumentar.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Assim, CSN ON (CSNA3) subiu 2,74%, Usiminas PNA (USIM5) teve ganho de 2,44% e Gerdau PN (GGBR4) avançou 1,23%. Vale ON (VALE3) teve um desempenho mais modesto: ganho de 0,99%.

O ambiente benéfico para as siderúrgicas também foi gerado pela notícia, publicada pelo Valor Econômico, de que a CSN irá promover aumentos de 10% nos preços do aço a partir de 2020 — a Gerdau já havia anunciado elevações nos valores do aço longo.

Recuperação dos bancos

Outro setor entre os destaques do Ibovespa foi o de bancos, impulsionado pelo otimismo dos investidores em relação às perspectivas para a economia doméstica. Nesta manhã, foi revelado que a produção industrial do país subiu 0,8% em outubro, dado que se soma à expansão de 0,6% no PIB do terceiro trimestre.

Nesse segmento, os papéis PN do Itaú Unibanco (ITUB4) apresentaram o melhor desempenho nesta quarta-feira, com ganho de 3,60%. Bradesco PN (BBDC4) subiu 2,58%, Banco do Brasil ON (BBAS3) teve alta de 1,45% e as units do Santander Brasil (SANB11) valorizaram 1,74%.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Destaques

Veja as cinco ações de melhor desempenho do Ibovespa nesta quarta-feira:

Confira também os papéis com as maiores quedas do índice:

Exit mobile version