As ações das companhias aéreas Gol e Azul apareceram entre as maiores perdas do Ibovespa nesta terça-feira (10), acompanhadas dos papéis do Itaú Unibanco e do Banco do Brasil. No vértice oposto do índice, Marfrig e BR Malls despontaram entre as maiores altas.
As aéreas ficaram na linha de frente dos papéis de pior desempenho. Gol PN (GOLL4) caiu 4,61% e Azul PN (AZUL4) recuou 2,03%, embora não houvesse um fator específico para derrubar a cotação dessas ações no pregão de hoje.
Analistas e operadores apontaram apenas que dois dos fatores clássicos de pressão para empresas do setor fecharam em alta nesta terça-feira: o dólar e o petróleo — duas componentes da linha de custos de companhias aéreas.
Tanto o petróleo Brent para janeiro (+0,14%) quanto o WTI para fevereiro (+0,22%) encerraram com um ligeiro tom positivo hoje. No entanto, o importante não é a variação nesta terça-feira, mas, sim, os ganhos acumulados ao longo do mês: ambos os contratos da commodity têm valorizações de mais de 5% somente em dezembro.
O efeito negativo da valorização do petróleo acabou sendo multiplicado pelos ganhos do dólar à vista: a moeda americana fechou em alta de 0,47%, a R$ 4,1488. Ambas as variáveis são levadas em conta nos cálculos do combustível de aviação, uma das principais componentes de custos do setor aéreo.
Ainda há o fator "ausência de notícias positivas" no setor aéreo. Ontem, por exemplo, as ações da Gol fecharam em alta, em meio à proposta feita pela empresa para incorporação do Smiles, administrador de seu programa de fidelidade.
Por fim, os papéis da Gol e da Azul têm um 2019 bastante positivo, acumulando ganhos de mais de 48% desde o início do ano — o que, considerando os fatores citados acima, abre espaço para um movimento de realização de lucros.
Pressão nos bancos
O setor bacário como um todo teve um dia negativo na bolsa, mas os papéis PN do Itaú Unibanco (ITUB4) e ON do Banco do Brasil (BBAS3) se destacaram, com perdas de 1,45% e 1,44%, respectivamente.
No caso do Itaú, trata-se de um movimento de realização dos ganhos recentes: mesmo com a baixa de hoje, os ativos ainda acumulam ganhos de mais de 3% em dezembro. As ações do Itaú têm se beneficiado com a expectativa em relação ao IPO da XP Investimentos nos EUA 1 o banco possui uma fatia de 49,9% da empresa.
Já os papéis do Banco do Brasil caíram após o presidente da instituição, Rubem Novaes, descartar a possibilidade de o banco ser privatizado durante a gestão Bolsonaro — ele participou de audiência pública na Câmara dos Deputados. Você pode ver a íntegra da fala do executivo neste link.
Top 5
Veja as cinco ações de melhor desempenho do Ibovespa nesta terça-feira:
- Marfrig ON (MRFG3): +2,94%
- BR Malls ON (BRML3): +2,91%
- Gerdau PN (GGBR4): +2,85%
- BR Distribuidora ON (BRDT3): +2,21%
- Metalúrgica Gerdau PN (GOAU4): +2,03%
Confira também as maiores baixas do índice:
- Gol PN (GOLL4): -4,61%
- BTG Pactual units (BPAC11): -2,81%
- Tim ON (TIMP3): -2,15%
- Fleury ON (FLRY3): -2,10%
- Azul PN (AZUL4): -2,03%