Site icon Seu Dinheiro

Gerdau, CSN, CCR e Tupy: os destaques da bolsa nesta sexta-feira

Imagem mostra trabalhador de indústria siderúrgica, como CSN (CSNA3), Usiminas (USIM5) ou Gerdau (GGBR4)

Indústria siderúrgica

O setor de siderurgia e mineração despontou entre os destaques positivos do Ibovespa nesta sexta-feira (20), com destaque para as ações da Gerdau e da CSN, que fecharam em alta. Na ponta oposta do índice, os papéis da CCR caíram, em meio ao noticiário corporativo intenso relacionado à empresa.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Gerdau PN (GGBR4) avançou 4,82% e CSN ON (CSNA3) teve ganho de 0,58%. Ainda no setor, Metalúrgica Gerdau PN (GOAU4) subiu 2,64%, Vale ON (VALE3) terminou em alta de 1,46% e Usiminas PNA (USIM5) valorizou 0,11%.

Todo esse bom humor em relação às mineradoras e siderúrgicas se deve aos dados reportados ontem pelo Instituto Aço Brasil (IABr), indicando tendencias mais saudáveis para o mercado. Em novembro, as vendas internas de aço bruto avançaram 0,4% na base anual, chegando a 1,6 milhão de toneladas.

Pode parecer pouco, mas, conforme destaca o BTG Pactual, a venda de aços longos no período foi bastante encorajadora, com um crescimento de 12% em um ano — um resultado que superou as expectativas do banco.

"Essa aceleração mostra que a recuperação que o setor aguardava começou oficialmente, sendo impulsionada em grande parte pela construção civil", escrevem os analistas Leonardo Correa e Caio Greiner. Por outro lado, as vendas de aços planos caíram 17% na mesma base de comparação.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Considerando a perspectiva de recuperação para o setor, o BTG diz que as ações da Gerdau são especialmente atrativas no atual nível de preço, atribuindo recomendação de compra aos papéis — os ativos da CSN e da Usiminas possuem classificação neutra.

CCR nos holofotes

O noticiário corporativo referente à CCR está particularmente agitado: na noite passada, a operadora de rodovias comunicou ao mercado a redução de 5,26% na tarifa de pedágio da NovaDutra, conforme determinado pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Além disso, a companhia também informou que irá analisar a possibilidade de devolver a concessão da MSVias ao governo. Por fim, a CCR anunciou que Waldo Pérez assumirá o cargo de diretor financeiro a partir de janeiro, substituindo Arthur Piotto — um movimento que era esperado pelo mercado, dadas as turbulências enfrentadas pela empresa nos últimos anos.

O saldo disso tudo é uma reação ligeiramente negativa do mercado: as ações ON da CCR (CCRO3) recuaram 0,84% hoje.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Enquanto isso, fora do índice...

...destaque para as ações ON da Tupy (TUPY3), que dispararam 12,68% nesta sexta-feira — a empresa comprou o negócio de componentes de ferro fundido da Teksid, subsidiária da Fiat Chrysler Automóveis, por 210 milhões de euros — o equivalente a R$ 948 milhões.

Top 5

Confira os cinco papéis de melhor desempenho do Ibovespa nesta sexta-feira:

Veja também as maiores quedas do índice:

Exit mobile version