Menu
2018-11-27T13:52:25-02:00
Fernando Pivetti
Fernando Pivetti
Jornalista formado pela Universidade de São Paulo (USP). Foi repórter setorista de Banco Central no Poder360, em Brasília, redator no site EXAME e colaborou com o blog de investimentos Arena do Pavini.
GUIA DO SEU DINHEIRO

O que diabos é o Tesouro Direto?

O sistema de vendas de títulos públicos para o investidor pessoa física existe desde 2002. Entenda como ele funciona

10 de outubro de 2018
17:09 - atualizado às 13:52
guia do Tesouro Direto
Guia do Tesouro Direto - Imagem: Seu Dinheiro com Shutterstock

Você provavelmente já ouviu falar no Tesouro Direto - se não ouviu, fica comigo que eu te explico. Esse investimento existe desde 2002 e tem 665 mil investidores ativos (dados de agosto de 2018) e ficou escondido nas prateleiras dos bancos por um bom tempo. O gerente te oferecia plano de previdência privada, título de capitalização, mas nada do Tesouro Direto. Pois bem! Com o crescimento das corretoras independentes, o Tesouro Direto ganhou os holofotes. E não é que agora até os bancos se renderam e passaram a oferecer condições melhores para quem quer entrar no Tesouro Direto. Nada como a concorrência...

O investidor esperto já entendeu que é uma boa comprar esses títulos - especialmente para quem tem dinheiro na poupança ou embarcou nessa furada dos títulos de capitalização. É bem acessível, com R$ 30 já dá para aplicar.

Mas, afinal, o que é o Tesouro Direto? Quais as vantagens? As desvantagens? E como investir? Se você ainda tem dúvidas, pode ficar tranquilo.

O Seu Dinheiro fez um guia completo para te ajudar a compreender tudo sobre o nosso amigo TD. Nos próximos dias você vai saber:

Afinal, o que é o Tesouro Direto?

O Tesouro Direto é uma das ferramentas do governo utilizadas para a venda de títulos públicos federais. Criado em 2002, ele tem foco no investidor pessoa física e ficou popular por permitir que se faça negociações pela internet.

A ideia do programa surgiu pela necessidade de popularizar as vendas dos títulos públicos, até então restritos e com venda feita através de fundos de renda fixa. Na prática, os bancos dificultavam o acesso da pessoa física aos títulos públicos. A pessoas física tinha que pagar um pedágio para fazer o investimento, na forma de taxas de administração de fundos de renda fixa e burocracias para negociações.

Como comprar

Para comprar um título no Tesouro Direto, você deve se cadastrar em uma instituição financeira habilitada para o programa. Amanhã vou te contar o passo a passo do cadastramento no sistema e como investir.

Depois de cadastrado, o próprio investidor acessa o site do Tesouro Direto para escolher seu título e efetuar a compra. Aqui você pode ver quais os tipos e títulos disponíveis e quais são os preços e as rentabilidades oferecidos.

Horário de funcionamento

É possível fazer consultas de seus investimentos 24 horas por dia. Já as operações de compra e venda são menos liberais e devem ser feitas nos dias úteis, das 9h30 às 18h. 

As duas principais vantagens do Tesouro Direto são a diversidade de produtos disponíveis, contemplando os mais diversos perfis de investidor, e a segurança, já que toda a garantia da aplicação é feita pelo próprio Tesouro Nacional.

Interessante... Mas o que diabos são títulos públicos?

Os títulos públicos são investimentos de renda fixa considerados conservadores, por terem um dos menores riscos entre as aplicações financeiras. Isso acontece porque, no ato de compra do título, o investidor conhece todas as condições e rendimentos que ele terá ao fim do período de contrato. 

De maneira objetiva, quando o investidor compra um título do Tesouro, ele empresta dinheiro a União. Depois do período estabelecido, o governo devolve o valor e paga juros sobre o tempo aplicado. A garantia da aplicação é feita por meio do número de protocolo gerado a cada operação e o título adquirido ficará registrado no seu CPF.

Comentários
Leia também
ENCRUZILHADA FINANCEIRA

Confissões de um investidor angustiado

Não vou mais me contentar com os ganhos ridículos que estou conseguindo hoje nas minhas aplicações. Bem que eu queria ter alguém extremamente qualificado – e sem conflito de interesses – para me ajudar a investir. Só que eu não tenho o patrimônio do Jorge Paulo Lemann. E agora?

Dados atualizados

Brasil tem 26.764 mil mortes por coronavírus; casos superam 438 mil

Nas últimas 24 horas, segundo o levantamento do portal G1, houve 1.156 novas mortes causadas pelo coronavírus

ajuste tarifário

Arsesp reduz em 12,1% tarifas de gás natural para clientes industriais da Comgás

O principal fator que provocou a queda das tarifas de gás foi a diminuição dos custos da molécula e do transporte, atrelados ao preço do petróleo e à variação da taxa de câmbio

seu dinheiro na sua noite

O Brasil visto da Antártida

Por esses dias, talvez você tenha lido por aí que cientistas de um projeto financiado pela NASA teriam descoberto indícios de um universo paralelo na Antártida onde o tempo passaria ao contrário. Apesar de ser um ótimo título “caça-clique”, infelizmente (ou felizmente) não é bem isso. Não ousarei entrar em detalhes aqui sobre a física […]

Politica monetária

BC só considera “imprimir dinheiro” se esgotar ferramentas contra a crise

Roberto Campos Neto disse só pretende abrir “caixa de ferramentas” do Banco Central quando não puder atuar mais via corte da taxa básica de juros (Selic)

Presidente da Câmara

Projeto de lei das fake news pode cumprir papel muito importante, diz Maia

O presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) defendeu, nesta quinta-feira, 28, a tramitação célere do projeto de lei das fake news no Congresso, que, na visão dele, pode “cumprir um papel muito importante” para o País

Tensão em Brasília

Mourão diz que golpe está ‘fora de cogitação’, mas reconhece ‘estresse’

O vice-presidente da República, general Hamilton Mourão, afirmou que uma eventual ruptura democrática está “fora de cogitação” e que “não existe espaço no mundo para ações dessa natureza”

Habilitação de maquininhas

Uso do auxílio em maquininhas começa com Cielo e GetNet; Rede é no dia 8

A Cielo informou que habilitou 1,5 milhão de maquininhas em todo o Brasil para aceitarem pagamentos dos beneficiários do auxílio emergencial

Devolvendo os ganhos

Risco político volta a aumentar e faz o dólar subir quase 2%; Ibovespa fecha em queda

O dólar à vista saltou mais de 10 centavos em relação ao fechamento de ontem, pressionado pelas tensões entre governo e STF. O Ibovespa caiu mais de 1% hoje, mas ainda acumula ganhos de 8% desde o começo de maio

Taxa de participação em queda

Desemprego seria de 16% com procura por vagas nos níveis de fevereiro, diz Itaú

Medidas de quarentena diminuíram nível de procura por trabalho e aumento do desemprego foi menor que o esperado, diz o banco

Carregar mais notícias
Carregar mais notícias
Fechar
Menu
Advertisements