🔴 [EVENTO GRATUITO] COMPRAR OU VENDER VALE3? INSCREVA-SE AQUI

Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
Jornalista formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) com pós-graduação em Finanças Corporativas e Investment Banking pela Fundação Instituto de Administração (FIA). Trabalhou com produção de reportagem na TV Globo e foi editora de finanças pessoais de Exame.com, na Editora Abril.
Títulos públicos

Aprenda a comprar NTN-B e invista como o Stuhlberger

O antológico fundo Verde, do maior gestor do país, tem posição significativa em títulos públicos atrelados à inflação; saiba o que fazer para investir você mesmo nesses papéis

Julia Wiltgen
Julia Wiltgen
2 de outubro de 2018
6:02 - atualizado às 14:08
notas de real
Notas e moedas de real - Imagem: Shutterstock

Na semana passada, mostramos aqui no Seu Dinheiro que Luis Stuhlberger, o mais reconhecido gestor de fundos multimercados do país, tem uma quantidade significativa de NTN-B, títulos públicos atrelados à inflação, na carteira do seu antológico fundo Verde.

Em entrevista à jornalista Luciana Seabra, Stuhlberger mostrou ligeiro otimismo com o Brasil, evidenciado também na posição que o Verde tem em ações brasileiras.

Já o repórter especial Eduardo Campos andou conversando com alguns especialistas que também consideram o investimento em NTN-B uma boa pedida no momento.

Mas você sabe como comprar esses títulos públicos? Vou te mostrar.

O que são e como funcionam as NTN-B

As NTN-B são títulos públicos federais, isto é, títulos de dívida do governo. Você empresta dinheiro para o governo federal e ele te paga um juro prefixado - já conhecido no ato do investimento - mais a variação da inflação pelo IPCA, o índice de preços oficial.

A sigla significa Notas do Tesouro Nacional-série B, mas o investidor pessoa física atualmente as conhece como Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais.

É sob esse apelido, em termos mais ou menos humanos, que esses títulos são negociados no Tesouro Direto, plataforma on-line de negociação de títulos públicos federais para a pessoa física.

Basicamente, esses títulos protegem o investidor da alta generalizada dos preços, preservando o poder de compra dos seus recursos e garantindo uma rentabilidade acima do IPCA. As NTN-B pagam juros reais, ou seja, juros acima da inflação, que já são conhecidos quando o investidor adquire o título.

Só que tem duas formas de ganhar dinheiro com NTN-B. A mais conservadora é levando o título até o vencimento. Nesse caso, elas são indicadas para investimentos de longo prazo, como a aposentadoria, pois seus prazos costumam ser bem grandes.

Ao comprar uma NTN-B e ficar com ela até o vencimento, o investidor garante que vai receber a rentabilidade contratada - um rendimento acima da inflação.

A outra forma de ganhar dinheiro com NTN-B é pela valorização do título. É que quando você vende o papel antes do vencimento, você não ganha o retorno contratado. Os títulos públicos são sempre vendidos a valor de mercado, e as NTN-B podem se valorizar ou desvalorizar como qualquer outro ativo.

E o que faz o preço da NTN-B subir ou cair? De uma forma geral, são as perspectivas em relação à taxa de juros DI, mas podemos também pensar na taxa básica, a Selic.

Quando há uma expectativa de que os juros subam até o vencimento do título (além do que já foi precificado), o preço da NTN-B cai e sua remuneração (a parte prefixada) sobe; inversamente, quando há uma expectativa de que os juros caiam até o vencimento do título (aquém do que já foi precificado), o preço da NTN-B sobe e sua remuneração cai.

Lucrar com a valorização de NTN-B é uma forma um pouco mais arriscada de investir do que carregá-las até o vencimento, uma vez que os títulos também podem se desvalorizar, gerando retornos negativos.

Porém, na pior das hipóteses, há sempre a possibilidade de sentar em cima do título e esperar o vencimento. Nesse caso, você não terá perdas nominais e nem perde da inflação - no máximo deixa de ganhar um pouco mais em alguma outra aplicação financeira.

Por que comprar NTN-B agora

Em entrevista ao Seu Dinheiro, Luís Stuhlberger afirmou ter, na carteira do fundo Verde, NTN-B com vencimentos para 2023, 2026 e 2028.

Para o gestor do Verde, esses papéis estão pagando bem: cerca de 6% ao ano acima da inflação. Se você comparar com os juros reais de países desenvolvidos, essa é uma tremenda rentabilidade, de fato.

Veja quanto as NTN-B disponíveis para compra no Tesouro Direto estão pagando hoje:

Fonte: Tesouro Nacional

Você pode ver todos os títulos públicos disponíveis para compra, bem como seus preços e remunerações, no site do Tesouro Direto.

Além de pagarem bem, se a inflação sair de controle, as NTN-B protegem o investidor. Nesse caso, provavelmente, o mercado passaria a esperar uma elevação da taxa básica de juros, o que poderia desvalorizar esses títulos. Ainda assim, eles poderiam ser levados ao vencimento, garantindo um ganho acima desse IPCA fora de controle.

Por outro lado, passadas as tensões eleitorais, é possível que ocorra um fechamento na nossa curva de juros, o que em linguagem humana significa que o mercado pode passar a esperar juros menores no futuro. Isso reduziria o juro real pago pelas NTN-B e se refletiria numa valorização desses papéis.

Caso isso ocorra, quem comprar NTN-B agora se dá bem de duas formas. Quem quiser levar o título ao vencimento, terá garantido um juro real alto, próximo dos 6%, que não estará mais disponível depois que as taxas caírem. Já aqueles que preferirem vender o título antes do vencimento vão embolsar a valorização do papel.

Essa é a crença de dois especialistas ouvidos pelo meu colega Edu Campos. Para Conrado Navarro, especialista da Modalmais, assim que tivermos definição mais clara sobre o novo presidente e sua equipe econômica, é possível que a taxa prefixada paga atualmente pelas NTN-B caia.

O diretor de investimentos da Rosenberg Asset Management, Eric Hatisuka, acredita que, ainda que a Selic seja elevada pelo Banco Central no curto prazo, a fim de manter a inflação próxima à meta, as NTN-B de prazo mais longo poderiam se valorizar.

Hatisuka falou sobre a possibilidade de uma alta superior a 20%. Para ganhar com esse cenário, a ideia seria fazer um investimento de 12 meses ou um pouco mais, e não carregar o papel até o fim do prazo.

Bem, eu particularmente gosto muito de NTN-B, e tenho uma boa parte da minha grana nesses títulos, justamente porque os acho rentáveis e versáteis.

Dá para ganhar com a valorização num cenário de otimismo com o futuro ou se proteger da inflação num cenário de pessimismo. E caso você se atrapalhe na estratégia e seus títulos comecem a se desvalorizar, você não precisa realizar o prejuízo. Basta ficar com eles até o vencimento, garantindo rentabilidade acima da inflação.

Além disso, trata-se de um investimento barato e de baixo risco, pois os títulos públicos têm garantia do governo federal.

Mas atenção: para ganhar dinheiro com NTN-B, você pode precisar deixar seu dinheiro “preso” ao investimento por algum tempo. Por isso, mantenha sempre uma reserva de emergência aplicada em investimentos conservadores e de alta liquidez, atrelados à taxa DI ou à Selic. É o caso dos fundos de renda fixa, os CDB e os títulos Tesouro Selic (LFT).

Legal, quero investir! Como faz?

Há basicamente duas formas de comprar NTN-B: via Tesouro Direto ou no mercado secundário, via mesa de operações das corretoras.

Tesouro Direto

O Tesouro Direto é a plataforma de negociação online de títulos públicos federais para a pessoa física. Por meio dela, você mesmo compra os títulos diretamente do Tesouro Nacional e pode vendê-los de volta ao governo a qualquer momento.

Trata-se da forma mais acessível de investir em títulos públicos, pois é possível aplicar qualquer valor. O investimento mínimo estabelecido pelo Tesouro é de 30 reais. Ou seja, é realmente um canal para o varejo.

Para operar no Tesouro Direto, você precisa abrir conta em uma corretora de valores, que pode ser a do banco onde você tem conta ou outra corretora de menor porte. Preocupe-se apenas em escolher uma instituição que não cobre taxa de administração para esse tipo de investimento, também conhecida como taxa de agente de custódia.

No site do Tesouro Direto, há uma lista com todas as corretoras que não cobram essa taxa.

Há, porém, uma taxa obrigatória de custódia de 0,3% ao ano, paga à bolsa pela guarda dos seus títulos. Não é uma taxa alta, tendo em vista que a maioria dos fundos de renda fixa cobra taxas de administração iguais ou maiores que esse valor.

Após abrir sua conta, peça a corretora para habilitar você a operar no Tesouro Direto. Em algumas instituições financeiras, você precisará acessar o site do Tesouro Direto para comprar e vender títulos, mas outras oferecem plataformas virtuais integradas ao sistema do Tesouro. De todo modo, a corretora é apenas uma intermediária.

No Tesouro Direto, você terá acesso a dois tipos de NTN-B: o Tesouro IPCA+ com Juros Semestrais, que é a NTN-B em si, e o Tesouro IPCA+, também chamada de NTN-B Principal.

A primeira paga juros na sua conta a cada seis meses e no vencimento, e a segunda só paga os juros no vencimento.

Mesa de operações

As compras e vendas de títulos via Tesouro Direto são negociações em mercado primário, isto é, entre o investidor e o emissor dos títulos, que é o Tesouro Nacional.

Mas também é possível, para a pessoa física, negociar títulos públicos no mercado secundário, onde as compras e vendas ocorrem entre os investidores.

Para fazer isso também é necessário ter conta em corretora. Mas em vez de acessar uma plataforma online, o investidor deverá solicitar as negociações à mesa de operações. Isso, em geral, é feito por telefone, chat ou e-mail.

Via mesa de operações, o investimento pode não estar sujeito a qualquer taxa. Não há taxa de custódia, pois esta não é feita na bolsa, mas no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic). Além disso, pode ser que a própria corretora não cobre taxa de administração.

Nesse caso, é importante que o investidor verifique, junto à instituição financeira, se as contas dos clientes no Selic são apartadas da conta da corretora, o que torna o investimento mais seguro.

Outra vantagem do investimento via mesa é a disponibilidade de uma variedade maior de prazos para os títulos.

Contudo, há algumas desvantagens. Primeiro que esse canal de investimento é para poucos: só é possível comprar títulos inteiros e normalmente em grandes lotes, o que faz com que o investimento mínimo seja da ordem de R$ 50 mil.

Além disso, não é possível negociar o título Tesouro IPCA+ (NTN-B Principal), apenas a NTN-B que paga juros semestrais. Também não é possível acompanhar o desempenho dos títulos no Canal Eletrônico do Investidor (CEI) nem no site do Tesouro Direto, que mostram apenas os papéis custodiados na bolsa.

Compartilhe

ALTERNATIVA AO PRO SOLUTO

Meu CRI, Minha Vida: em operação inédita, Opea capta R$ 125 milhões para financiar imóvel popular de clientes da MRV

16 de abril de 2024 - 17:27

A Opea Securitizadora e a fintech EmCash acabam de anunciar a emissão do primeiro CRI voltado ao financiamento de unidades lançadas pela MRV dentro do programa habitacional do governo federal

Para onde ir?

Onde investir na renda fixa após tantas mudanças de regras e expectativas? Veja as recomendações das corretoras e bancos

16 de abril de 2024 - 13:03

Mercado agora espera que corte de juro seja menos intenso, e mudanças nos títulos isentos ocasionou alta da demanda por debêntures incentivadas, com queda nas taxas; para onde a renda fixa deve ir, então?

Mordida do Leão

O risco do Tesouro Direto que não te contaram (spoiler: tem a ver com inflação e imposto de renda)

15 de abril de 2024 - 6:04

Mordida do Leão sobre o Tesouro IPCA+ ocorre não só sobre o retorno real do título, mas também sobre a variação da inflação; e isso tem implicações para o investidor

O BRILHO DAS ISENTAS DE IR

A vez da renda fixa: Debêntures impulsionam mercado de capitais no 1T24 após “fim da farra” das LCIs e LCAs 

11 de abril de 2024 - 18:46

A captação do mercado de capitais chegou ao recorde de R$ 130,9 bilhões entre janeiro e março deste ano, impulsionada pelas ofertas de renda fixa

Mudança nas regras

Está faltando papel? Emissões de LCIs e LCAs caíram pela metade depois de aumento do prazo de carência

5 de abril de 2024 - 14:35

Levantamento do JP Morgan mostra queda anual de 40% nas novas emissões de LCIs e LCAs e baixas de 50% a 60% desde aprovação das novas regras; estudo da XP também mostra impacto das medidas na emissão de CRIs e CRAs

Em busca da isenção perdida

Debêntures incentivadas viraram o porto seguro da isenção de IR, mas ainda valem a pena?

4 de abril de 2024 - 6:36

Títulos de dívida emitidos por empresas estão entre os melhores investimentos do ano, com alta de mais de 3,50%; em 12 meses, ganhos ultrapassam 18,50%. Mas depois de toda essa valorização, taxas continuam atrativas?

Oportunidade

Mesmo com a Selic em queda, taxas do Tesouro Direto subiram e voltaram aos níveis de outubro de 2023; vale a pena investir agora?

21 de março de 2024 - 6:00

Títulos públicos mais longos acumulam queda neste início de ano; no caso do Tesouro IPCA+ remuneração voltou a se aproximar dos 6% ao ano mais inflação

Rumo a um dígito

Quanto rendem R$ 100 mil na poupança, no Tesouro Direto e em CDB com a Selic em 10,75%?

20 de março de 2024 - 19:30

Banco Central cortou a taxa básica em mais 0,50 ponto percentual nesta quarta; veja como a rentabilidade dos investimentos conservadores deve reagir

Renda fixa isenta

Sem IR e com dividendos: gestora do Nubank faz oferta pública de cotas do Nu Infra (NUIF11), seu fundo de debêntures incentivadas

18 de março de 2024 - 10:31

Objetivo da Nu Asset é captar R$ 150 milhões para seu fundo de crédito privado focado em infraestrutura

Renda fixa do mês

Itaú BBA e Santander indicam títulos do Tesouro Direto para março; BTG recomenda títulos isentos de imposto de renda

11 de março de 2024 - 16:30

Pós-fixados e indexados à inflação são as escolhas entre os títulos públicos; entre os privados, debêntures incentivadas, CRI e CRA

Fechar
Menu

Usamos cookies para guardar estatísticas de visitas, personalizar anúncios e melhorar sua experiência de navegação. Ao continuar, você concorda com nossas políticas de cookies

Continuar e fechar