A alta na taxa Selic pelo Copom ainda está só no campo das ideias, mas muita gente no mercado já começou a aumentar suas tarifas e custos para disponibilizar dinheiro aos bancos. Dados divulgados pelo Banco Central mostram que a taxa paga pelas instituições financeiras paga captar recursos no mercado subiu três vezes nos últimos quatro meses e bancos já estão tendo que lidar com taxas comparáveis a um ano atrás.
No mês de agosto, a taxa paga pelos bancos para conseguir capital no mercado ficou em 6,9% ao ano. O número é 0,2 ponto porcentual superior ao observado em julho e 0,7 ponto maior que o praticado em março e abril, quando a taxa atingiu o menor patamar dos últimos meses. A taxa média de captação do mês passado foi a mesma observada em setembro de 2017.
Esse sinal de mudança pode significar juros mais altos para o consumidor nos próximos meses. O Banco Central, no entanto, nega que exista uma tendência de alta e diz que essa elevação de custos para os bancos podem ser reflexos de incertezas no cenário econômico, com a aproximação das eleições.
*Com Estadão Conteúdo.