Os Estados Unidos chegaram a um acordo com o Canadá para manter o país no Tratado Norte-Americano de Livre Comércio (Nafta), que também inclui o México. O anúncio foi realizado na madrugada desta segunda-feira, 1º.
A reformulação do acordo deve beneficiar ambas nações, com Washington facilitando o acesso dos americanos a laticínios canadenses. Por outro lado, o Canadá deve ter sua indústria automobilística protegida com os EUA diminuindo tarifas sobre esses bens, segundo o New York Times.
Em seu twitter, o primeiro-ministro canadense, Justin Trudeau, disse que esse "era um bom dia para o Canadá e seus parceiros comerciais".
A good day for Canada & our closest trading partners. More tomorrow... https://t.co/qOowhvYW2B
— Justin Trudeau (@JustinTrudeau) October 1, 2018
Incerto
Desde sua campanha eleitoral, o presidente norte-americano, Donald Trump, vem criticando o acordo. No mês passado, Trump disse que o Canadá ficaria fora do acordo de livre comércio pois o NAFTA "era um dos piores acordos comerciais já realizados" e que Washington perdeu "milhares de negócios e milhões de empregos".
Sob pressão
Os países estavam sob pressão para fechar uma nova versão do acordo até o domingo para, então, compartilhar o texto com o México. Agora o documento deve ser assinado pelo presidente mexicano, Enrique Peña Nieto antes que ele deixe o cargo, no final de novembro.
*Com Estadão Conteúdo