Site icon Seu Dinheiro

EUA abrem ‘passagem’ para calçados estrangeiros

Fotografia de Donald Trump

Donald Trump

Uma nova lei de comércio exterior nos Estados Unidos deve beneficiar os exportadores brasileiros de calçados. A informação é do jornal "Valor Econômico" desta quarta-feira, 26.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

A lei "Miscellaneous Tariff Bill Act 2018", que entrará em vigor em outubro deste ano e tem vigência até 2020, irá reduzir a tarifa de importação de mais de 1,6 mil produtos, entre eles os calçados.

Entram na lista os calçados de couro, tecidos e sintéticos. Até o momento, elas variam de 6% a 37,5%.

Cerca de 60% dos calçados exportado aos EUA já são isentos de tarifa. Agora, os outros 40% devem ter tarifas reduzidas, disse a coordenadora de Inteligência de Mercado da Associação Brasileira das indústrias de Calçados (Abicalçados), Priscla Link, ao "Valor".

Entre as empresas brasileiras do ramo entrevistadas pelo jornal, como a Ramés Soulmade Shoes e a Kidy Calçados Infantis, já há uma expectativa de aumento nos níveis de exportação para os EUA.

CONTINUA DEPOIS DA PUBLICIDADE

Perda de protagonismo

O Brasil vem perdendo espaço no mercado de calçados principalmente para países asiáticos, como a China.

No ano passado, os EUA importaram 2,38 bilhões de pares de calçados, o equivalente a US$ 25,14 bilhões. Cerca de 71% dos pares e 59% do valor foram chineses, ainda de acordo com o "Valor".

Exit mobile version